Airbus A321LR bate recorde ao voar por 11 horas com 180 “passageiros”

A Airbus mostrou hoje porque o apelido de “757 killer” está sendo dado com razão ao seu A321LR/neoLR: a aeronave acaba de bater o novo recorde de voo mais longo da família A320.




O voo foi realizado entre o Aeroporto Internacional de Seicheles, no arquipélago no Oceano Índico até a fábrica da Airbus em Toulouse na França. O voo teve duração total de 11 horas percorrendo 4.109 milhas náuticas (7.610km).

Isto foi possível devido aos três tanques de combustíveis centrais que foram adicionados nesta versão do A321neo. Voos longos com aeronaves desta categoria são possíveis quando o avião está vazio, mas este não foi o caso já que a Airbus colocou 180 manequins dentro da aeronave, simulando o peso de 180 passageiros. 

Pode parecer um número baixo de passageiros, mas nenhuma aeronave nova no mercado voa por tão longe levando esta quantidade de passageiros com um custo de aquisição e operação de um avião de médio porte. Foi uma demonstração de capacidade do A321LR, que pode levar até 240 passageiros, mas em voos significativamentes longos com até 7 horas de duração.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Airbus

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias