Airbus A330 da Azul é enviado para Tarbes, no sul da França

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A330-200 Azul Linhas Aéreas
Airbus A330-200

Uma curiosa movimentação de um Airbus A330 da Azul Linhas Aéreas chamou a atenção da comunidade aeronáutica nesta semana, após a aeronave ser enviada para o sul da França.

Segundo dados do FlightRadar24, o Airbus A330-200 de matrícula PR-AIY decolou nesta terça-feira (03) da base da Azul no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e cumpriu o voo de número AD9840 sem escalas até o Aeroporto Tarbes Lourdes Pyrénées, em Tarbes, na França.

FlightRadar24 Voo A330 Azul Tarbes França
O voo do A330 até Tarbes – Imagem: FlightRadar24

O destino é muito conhecido na aviação mundial por ser local de armazenamento de aviões fora de operação, tendo recebido muitos deles neste período da pandemia. Lá também ocorrem desmontagens de jatos aposentados, já que por lá existe uma base da TARMAC Aerosave, empresa especializada em preservação e desmontagem de grandes aviões, como o Airbus A380.

Aeroporto Tarbes Vista Aérea FlightRadar24 Google Maps
Aeroporto de Tarbes – Imagem: FlightRadar24 / Google Maps

Mas, afinal, por que então o Airbus A330 da Azul teria sido enviado para Tarbes?

Dados mais antigos do FlightRadar24 mostram que o PR-AIY voou pela última vez na malha da Azul no mês de julho. A última operação foi um “bate e volta” entre Campinas e Manaus nos voos AD-9106 e AD-9107, no dia 2 daquele mês.

FlightRadar24 Histórcio Voos A330 Azul PR-AIY
Imagem: FlightRadar24

Daí em diante, o jato nunca mais decolou até partir para a França na semana atual. Houve apenas um acionamento de manutenção em solo no dia 23 de outubro, captado pelo FlightRadar24 sob o código MNT22OCT. Portanto, trata-se de uma aeronave que há algum tempo não vem fazendo parte da programação de voos da companhia.

Teria a Azul enviado o A330-200 para estocagem por não ver recuperação breve na demanda por voos internacionais? Ou estaria ela preparando a devolução do avião ao lessor? Ou teria apenas enviado para alguma manutenção de grande porte em empresa especializada, da mesma forma que fez recentemente com dois outros que foram enviados para o México?

Até o momento da publicação desta matéria, nenhuma informação nos bastidores da aviação revela pistas para responder aos questionamentos acima. Entramos em contato com a Azul Linhas Aéreas, e traremos atualizações conforme a posição da companhia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias