Início Acidentes e Incidentes Airbus A330 da Azul ganha um buraco na fuselagem em impacto de...

Airbus A330 da Azul ganha um buraco na fuselagem em impacto de solo

Avião Airbus A330-200 Azul Linhas Aéreas
Airbus A330-200, modelo envolvido no incidente

Um incidente de solo tirou um Airbus A330 da programação de voos da Azul Linhas Aéreas nesta quarta-feira, 4 de agosto, quando um veículo impactou contra a fuselagem da aeronave e causou um importante dano.

A aeronave do modelo A330-200, registrada sob a matrícula PR-AIZ, havia voado no meio do dia entre Campinas (SP) e Manaus (AM), e decolaria às 15h50 para o voo de número AD-4013 no trajeto inverso, porém, o serviço precisou ser cancelado.

O veículo, ainda de tipo não confirmado, atingiu a fuselagem ao lado de uma das portas do porão da aeronave, fazendo um buraco na chapa de metal.

As imagens a seguir, enviadas ao AEROIN por vários leitores, mostram o dano causado, que parece ter sido fundo o suficiente para deformar estruturas abaixo da superfície metálica.

Whats-App-Image-2021-08-04-at-19-45-52

Whats-App-Image-2021-08-04-at-19-45-53

Esta é uma história em desenvolvimento. Traremos atualizações conforme mais detalhes forem conhecidos ou a partir de informações divulgadas pela própria Azul Linhas Aéreas sobre o incidente.

Atualização: em nota ao AEROIN, a companhia aérea explica a ocorrência e as medidas tomadas:

“A Azul informa que o voo AD4013, que partiria de Manaus com destino a Campinas ontem (4), foi cancelado após a aeronave que faria o trajeto ser abalroada por um loader – equipamento utilizado para carregar o avião. O incidente aconteceu no carregamento da aeronave, em solo, enquanto o avião era preparado para o voo.

“A Azul esclarece que a aeronave foi colocada à disposição da manutenção para os reparos necessários e destaca que está prestando toda a assistência necessária aos Clientes impactados de acordo com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“A companhia lamenta eventuais aborrecimentos ocorridos, ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações e esclarece que reacomodou os Clientes em três diferentes voos que saem hoje de Manaus para São Paulo.”