Airbus A330 é filmado em pouso de emergência após problema nos freios

Cena do pouso do Airbus A330 da Delta Air Lines, no vídeo que você verá mais abaixo nesta matéria

Um Airbus A330 da Delta Air Lines precisou realizar um pouso de emergência neste último domingo, dia 26 de setembro, após problemas nos freios dos trens de pouso, e a chegada foi registrada em vídeo que mostrou também a ação dos diversos veículos de apoio.

O incidente ocorreu com a aeronave registrada sob a matrícula N826NW, quando realizando um voo regular de passageiro que havia partido de Atlanta, nos EUA, e tinha como destino a cidade de Atenas, na Grécia.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave estava descendo dos 41.000 pés (cerca de 12.400 metros) de altitude em direção ao Aeroporto Internacional de Atenas, quando a tripulação reportou ao Controle de Tráfego Aéreo (ATC) que havia uma indicação de problema nos freios.

O aeroporto então designou os serviços de emergência, entre eles ambulâncias e caminhões de bombeiros, para aguardar o pouso do Airbus A330 que cumpria o voo DL-148.

Após o contato com o controle, os pilotos do Airbus A330 nivelaram a aeronave a 12.000 pés (cerca de 3.650 metros), iniciando um padrão de órbitas de espera a fim de consultar os manuais e checklists referente ao problema indicado, antes de prosseguir para o pouso.

Imagem: FlightRadar24

Os dados acima, obtidos através do FlightRadar24, mostram a trajetória da aeronave no momento em que ela realizava as órbitas de espera e, após cerca de 40 minutos, realiza um pouso na pista 3R do Aeroporto Internacional de Atenas, sem intercorrências.

Um vídeo publicado no YouTube mostra o momento em que aeronave realiza o pouso de emergência no aeroporto, e um comboio de viaturas dos bombeiros aproximam-se ao redor do grande jato. Após alguns minutos parada na pista, a aeronave segue taxiando para o pátio, acompanhada dos veículos de emergência. Veja abaixo:

O aeroporto relatou que a aeronave pousou sem freios e a mídia grega divulgou notícias de que o jato havia sofrido sérios problemas nos sistemas hidráulicos e dos freios, mas até o momento não há um comunicado oficial da Delta com detalhes sobre o incidente.

A aeronave retornou às operações após três horas no solo, voando para Atlanta sem novas ocorrências, segundo dados do FlightRadar24.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias