Airbus A330 na versão MRTT tem confirmadas mais 3 vendas para a Espanha

A330 MRTT – Imagem: Airbus

A Airbus anuncia hoje, 12 de novembro, que o Ministério da Defesa espanhol assinou a ordem formal de aquisição de três aeronaves Airbus A330 na versão Multifuncionais de Transporte e de Reabastecimento Aéreo (MRTT – Multi-Role Tanker Transport).

Como havíamos acompanhado no início de outubro, o governo espanhol havia autorizado o Ministério da Defesa a avançar no processo de aquisição, que agora chega à assinatura oficial junto à Airbus.

Pelo acordo, a entrega da primeira aeronave, ainda em configuração de transporte, está programada para os próximos dias, seguida de sua conversão para MRTT em 2024. Já a entrega da primeira aeronave totalmente convertida está programada para 2023 e a terceira e última unidade em 2025.

O contrato cobre o suporte associado, como peças sobressalentes, equipamentos de suporte em solo, treinamento e suporte em serviço até o final do contrato.

As aeronaves, adquiridas da Iberia, serão convertidas em MRTT na sede espanhola da Airbus em Getafe. Elas serão equipadas com um sistema de reabastecimento de mangueiras e drogue de última geração e um kit específico de Evacuação Médica (MEDEVAC). A frota do A330 MRTT será operada pela Ala 45 da Força Aérea Espanhola, sediada na Base Aérea de Torrejón (Madri).

“Com a adição do A330 MRTT à sua frota, a Força Aérea Espanhola adquire uma nova capacidade comprovada, que irá aprimorar e apoiar as operações no exterior, bem como as missões de evacuação médica, nas quais a aeronave desempenhou um papel fundamental durante a Covid-19 em todo o mundo”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de aeronaves militares da Airbus.

Segundo a Airbus, o A330 MRTT é o único avião-tanque estratégico e aeronave de transporte da próxima geração disponível atualmente para comercialização. A grande capacidade de combustível básico de 111 toneladas (245.000 libras) do bem-sucedido avião comercial A330-200, do qual é derivado, permite que o A330 MRTT se destaque em missões de reabastecimento ar-ar sem a necessidade de tanques de combustível adicionais.

Graças à sua fuselagem larga, o A330 MRTT também pode ser usado como uma aeronave de transporte dedicada, capaz de levar até 300 soldados ou uma carga útil de até 45 toneladas (99.000 libras). Também pode ser facilmente convertido para acomodar leitos de terapia leve e intensiva para Evacuação Médica (MEDEVAC).

Com mais de 250.000 horas de voo alcançadas, o A330 MRTT conta 51 entregas para 13 clientes.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias