Airbus A330 que era da Avianca Brasil será avião presidencial francês

A Armée de L’Air agora conta mais um avião para servir à presidência francesa, um Airbus A330 que já voou na falida Avianca Brasil.

© Jean-Luc Bonnard

A informação foi divulgada com exclusividade pelo spotter Jean-Luc Bonnard (que também fotografou a aeronave) e confirmada ao AEROIN por pessoas próximas a Armée de l’Air, que é a Força Aérea da França.

O jato foi fotografado no Aeroporto Internacional de Tarbes – Lourdes Pyrénées, no sul da França, nas instalações da Tarmac Aerosave, empresa especializada em estocagem e manutenção de aeronaves.

© Avianca Brasil

Histórico no Brasil

Na Avianca Brasil o jato tinha a matrícula PR-OCG, sendo o segundo A330-200 recebido pela companhia direto da fábrica. O jato chegou a ficar estocando antes em Tarbes, já que a encomenda original da Avianca previa a entrega em 2015, mas devido à crise econômica no Brasil o seu recebimento foi postergado para 2017. Após o fim das operações da empresa, em 2019, o jato foi para a Bordeaux, onde ficou estocado até semanas atrás, antes de ser transladado para Tarbes.

Durante o período da Avianca Brasil e hoje, a aeronave estava sob a responsabilidade da Synergy Aerospace com a matrícula N203SA. A Synergy é o grupo dos irmãos Efromovich, que controlavam tanto a divisão brasileira da Avianca como a colombiana.

Substituto do A310

A310 da Armée de l’Air © Eric Salard

A Armée de L’Air conta hoje com uma grande frota de aviões, todos com matrícula civil, para o serviço VIP, que inclui o Presidente e outros membros do alto escalão do governo francês.

Um A330-200, de matrícula F-RARF, já serve ao presidente francês e está em configuração VIP. Além disso dois Airbus A310 e dois quadrijatos A340-200 fazem o serviço VIP.

Este A330-200 deverá substituir os A310, que já possuem 34 anos de serviço. Os A340-200 também serão substituídos em breve, mas ainda sem data ou substitutos definidos.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

British Airways recebe sugestão de mudar de nome após apoiar time...

0
Um post aparentemente inocente do time de mídias sociais da British Airways deu o que falar e gerou uma enorme discussão no Twitter