Airbus A330neo tem os motores instalados e deverá decolar em breve

Foi fotografado hoje, em Toulouse, o primeiro Airbus A330neo já com os seus motores Trent 7000. A imagem feita pelo fotógrafo Clément Alloing mostra o resultado final da aeronave, que sofreu com atrasos por parte da própria Airbus e principalmente da Rolls-Royce, fabricante do motor.




No último dezembro a Airbus apresentou o primeiro A330-900, a versão maior do A330neo. A aeronave foi demonstrada sem os motores Rolls Royce, que chegaram só no mês passado e foram instalados dias atrás. Agora a aeronave irá fazer diversos testes em solo com os seus motores antes de alçar o seu primeiro voo.

A expectativa inicial é que o avião decole pela primeira vez ainda em setembro, logo iniciando a certificação, que deve durar um ano. Assim que certificado, a TAP Portugal será a primeira a receber a aeronave (que, segundo rumores, será o segundo protótipo). Isto deve acontecer entre o 3º e 4º trimestre de 2018.

A aeronave fotografada hoje é da variante A330-900, que será acompanhada em breve da versão -800 de maior alcance e menos assentos. Esta nova geração conta com 14% de redução no consumo de combustível em relação aos modelos anteriores.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos