Airbus A340-300 decola e voa com apenas três motores [vídeo]

Há quem diga que o Airbus A340-300 só decola porque a terra é curva (e que seria a maior prova contra terraplanistas), porém o quadrijato europeu é um pouco mais capaz do que pensamos: ele decola com apenas três motores!

© PYF Spotters

A Air Tahiti Nui, está mandando o jato para sua aposentadoria final e desmanche no cemitério de aviões em Victorville no sul da Califórnia.

Pilotos com autorização especial vieram de Madri para fazer o translado de Papeete, no Taiti (Polinésia Francesa), até Honolulu, no Havaí, e depois para Victorville, algumas milhas ao nordeste de Los Angeles.

Normalmente a aeronave fazia essa rota para a Califórnia sem paradas, porém devido a um motor estar inoperante (razão desconhecida ainda), foi necessário uma parada no Havaí.

O Boeing 747, por exemplo, pode decolar sem um dos motores intencionalmente, porém as restrições para que isso aconteça são muito rigídas e normalmente se resumem a mesma situação do A340: voos de translado.

Outro dois pontos interessantes da operação: as blades (lâminas) dos motores foram fixadas com suporte de plástico e espécie de fita crepe para não se moverem durante o voo.

Além disso por a aeronave não levar passageiros estando assim bem leve, o trem de pouso central não chegou a encostar o chão. E não é efeito visual: a distância pode chegar a duas mãos de altura segundo informou um colega do site que trabalhava com a máquina da Air Tahiti em Los Angeles.

O íncrivel vídeo gravado pelo PYF Spotters mostra claramente o motor desligado, vale a pena conferir!

O motivo das piadas em torno do A340-300 é a sua razão peso/potência: a aeronavem tem um porte de um A330 porém conta com quatro motores CFM 56 (os mesmos utilizados no irmão menor A320) ao contrário de potentes motores Rolls-Royc Trent 500 que os maiores A340-500 e A340-600 utilizam.

Com isso a aeronave não tem uma performance tão boa na decolagem quanto outros aviões, o que assusta alguns passageiros e quem assiste externamente. A partir disso surgiram piadas no meio aeronáutico que a aeronave apenas decola pelo fato da terra ser curva, veja como pode ser “dramático” o A340-300 decolar:

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos