Airbus A340 da Swiss voltará ao Brasil em voo especial

Após bastante tempo sem aparecer no Brasil, o Airbus A340-300 da Swiss estará de volta em um voo um tanto quanto incomum.

O clássico quadrijato Airbus A340 saiu de cena em terras brasileiras em 2018, quando foi substituído pelo maior e mais econômico Boeing 777-300ER, mas agora fará um voo extra de passageiros e apenas de vinda, não de volta. Mas há uma explicação para essa operação de características tão distintas.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e disponíveis no próprio site da Swiss (vide abaixo), o voo LX-96 do próximo dia 17 de dezembro será operado em conjunto com o LX-92, sendo o último o voo regular operado pelo Boeing. Este voo do A340-300 decolará às 22h30 de Zurique, chegando às 6h35 do outro dia em São Paulo.

Voo de vinda já está disponível para compra no site da Swiss

Já o voo de regresso será o LX-97, porém ele não deve levar nenhum passageiro à bordo, pois foi registrado como um voo cargueiro pela empresa aérea, tendo a sua decolagem prevista para 14h55 do dia 18, chegando às 6h00 do outro dia em Zurique.

Na semana passada, durante um evento com a imprensa, o executivo Cleverton Vighy, responsável pela operação brasileira da Lufthansa Cargo, comentou que voos extras eram previstos para essa temporada, a fim de ajudar no envio das cargas, num momento em que nem toda a malha de voos de passageiros da empresa foi retomada.

Além disso, a Swiss tem realizado voos exclusivamente cargueiros usando seus Boeing 777-300ER de carga, inclusive para o Brasil. Recentemente, jatos da empresa têm transportado insumos para a vacina Coronavac, comprados pelo Governo de São Paulo para produção no Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac, da China:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

jet cloud landing aircraft

Globalia diz que, se o Governo ajudar, abrirá uma empresa aérea...

0
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu no sábado (8/5), em Punta Cana (República Dominicana), com o presidente da Globalia