Airbus A340 volta ao Recife em voo misterioso da alemã Luftwaffe

Pousou na tarde de ontem, em Recife, o Airbus A340 da Força Aérea Alemã, a Luftwaffe, sem aviso prévio ou sem motivo aparente e criando um mistério.

Airbus A340 Luftwaffe
Airbus A340-300 16+02 da Luftwaffe © Toshi Aoki 

O quadrijatô tem matrícula militar 16+02 é batizado de Theodor Heuss, primeiro presidente da Alemanha após a Segunda Guerra e possui o símbolo da cruz de ferro alemã.

Nesse voo “misterioso”, o Airbus A340-300 decolou de Acra, capital do país africano de Gana, em direção ao Recife onde pousou por volta das 14h0 de ontem, 17. A última vez que este clássico avião visitou a capital pernambucana foi quando a TAP fez o voo de aposentadoria do seu último A340, em outubro.

O avião é um dos dois que compõe a frota da Flugbereitschaft des Bundesministeriums der Verteidigung, do português Divisão de Transporte de Prontidão do Ministério Federal de Defesa. É equivalente ao Grupamento de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira, que transporta o presidente, ministros e altos membros do governo brasileiro.

Além dos dois quadrijatos A340-300, a frota da divisão conta com o Airbus A319, A321 e os jatos executis Bombardier Global 5000, estes mais comuns de serem vistos na América do Sul.

Vale lembrar que os dois A340-300 serão substituídos por modernos A350-900XWB em breve, já que os quadrijatos têm dado problemas frequentes e deixado chefes de estados “presos” em outros países, o que é vergonhoso para a nação alemã.

A previsão de decolagem do A340-300 da Luftwaffe do Recife é para as 09h00 da manhã de hoje, dia 18 de dezembro. É a primeira vez que o jato visita a capital pernambucana, que conta com um consulado da Alemanha.

Não existe previsão de eventos nos calendários dos consulados alemães no Brasil e em Gana, trazendo mistério do porquê da visita do jato aos dois países, e qual seria seu destino final.

Atualização: a aeronave decolou às 09h40 para o Aeroporto de Washington-Dulles, na capital dos Estados Unidos da América.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos