Início Aviação Militar Airbus A340 volta ao Recife em voo misterioso da alemã Luftwaffe

Airbus A340 volta ao Recife em voo misterioso da alemã Luftwaffe

Pousou na tarde de ontem, em Recife, o Airbus A340 da Força Aérea Alemã, a Luftwaffe, sem aviso prévio ou sem motivo aparente e criando um mistério.

Airbus A340 Luftwaffe
Airbus A340-300 16+02 da Luftwaffe © Toshi Aoki 

O quadrijatô tem matrícula militar 16+02 é batizado de Theodor Heuss, primeiro presidente da Alemanha após a Segunda Guerra e possui o símbolo da cruz de ferro alemã.

Nesse voo “misterioso”, o Airbus A340-300 decolou de Acra, capital do país africano de Gana, em direção ao Recife onde pousou por volta das 14h0 de ontem, 17. A última vez que este clássico avião visitou a capital pernambucana foi quando a TAP fez o voo de aposentadoria do seu último A340, em outubro.

O avião é um dos dois que compõe a frota da Flugbereitschaft des Bundesministeriums der Verteidigung, do português Divisão de Transporte de Prontidão do Ministério Federal de Defesa. É equivalente ao Grupamento de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira, que transporta o presidente, ministros e altos membros do governo brasileiro.

Além dos dois quadrijatos A340-300, a frota da divisão conta com o Airbus A319, A321 e os jatos executis Bombardier Global 5000, estes mais comuns de serem vistos na América do Sul.

Vale lembrar que os dois A340-300 serão substituídos por modernos A350-900XWB em breve, já que os quadrijatos têm dado problemas frequentes e deixado chefes de estados “presos” em outros países, o que é vergonhoso para a nação alemã.

A previsão de decolagem do A340-300 da Luftwaffe do Recife é para as 09h00 da manhã de hoje, dia 18 de dezembro. É a primeira vez que o jato visita a capital pernambucana, que conta com um consulado da Alemanha.

Não existe previsão de eventos nos calendários dos consulados alemães no Brasil e em Gana, trazendo mistério do porquê da visita do jato aos dois países, e qual seria seu destino final.

Atualização: a aeronave decolou às 09h40 para o Aeroporto de Washington-Dulles, na capital dos Estados Unidos da América.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile