Início Indústria Aeronáutica

Airbus A350-1000 vai para a Bolívia realizar testes de alta altitude

O Airbus A350-1000 continua a realizar testes de alta altitude, mesmo após sua certificação já ter sido obtida e sua operação comercial iniciada.

Airbus A350-1000
A350 no México © Aeroporto de Toluca

Agora, um dos protótipos do maior dos jatos da família A350 XWB – até agora – está em La Paz na Bolívia, após voar diretamente de Toluca, no México. Ambos os aeroportos estão em alta altitude, sendo o de Toluca a 2.580 metros acima do nível do mar, enquanto que o de La Paz está a 4.061 metros.

Nestes aeroportos, devido o ar rarefeito, a aeronave e seus motores tem a performance de voo prejudicada, sendo necessário uma pista maior para a decolagem. Este é o motivo pelo qual ambos os aeroportos têm pistas com mais de 4 km de extensão.

Assim, como no México, na Bolívia o Airbus A350-1000 decolou e realizou vários pousos e arremetidas, testando ao máximo o motor da aeronave nas condições mais críticas e que demandam mais potência. Um desses voos de testes está retratado acima, na imagem obtida da plataforma de rastreamento FlightRadar24

Apesar de ainda não confirmado, estes testes podem estar sendo feitos para certificar ou avaliar uma variante com peso maior de decolagem, abrindo espaço para um A350-1000 ULR.

Sair da versão mobile