Início Indústria Aeronáutica

Airbus A350-1000 pousa no Brasil pela primeira vez na história

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

É verdade que a aviação brasileira e mundial carecem de boas notícias nesses tempos tão complexos de pandemia, mas hoje algo inédito aconteceu no Brasil, com a chegada em nosso solo do A350-1000.

Foto de Juke Schweizer via Wikimedia Commons

A chegada do voo QR773 da Qatar Airways a Guarulhos, na tarde de hoje, marcou a estreia do novo modelo no Brasil e foi recebido com um tradicional ritual conhecido como “Water Salute”, quando os caminhões do Corpo de Bombeiros do aeroporto lançam água por sobre a aeronave, saudando sua chegada.

Tal saudação acontece em datas especiais que marcam inaugurações de voos ou a chegada de novos modelos (que foi o caso). Confira o vídeo cedido pelo GRU Airport (autor – Cayke Tavares).

Segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o modelo tem previsão de ser empregado nos voos da Qatar Airways ao Brasil somente ao longo do mês de maio, num voo que está sendo operado às terças, quintas e sábados.

Como não há reservas de voos além de maio, não há confirmação sobre a continuidade da operação do modelo na rota de junho em diante.

Informações do A350-1000

Medindo 74 metros do nariz à cauda, ​​o A350-1000 é a segunda aeronave mais longa já construída pela fabricante europeia, sendo um metro mais comprida do que o A380 e um metro menor do que o A340-600. Também é o maior bimotor de corredor duplo (“widebody”) já construído pela Airbus. Em uma configuração típica de três classes, o A350-1000 acomoda entre 350 e 410 passageiros, tornando-lhe um concorrente direto do Boeing 777.

As tecnologias embarcadas são as mais modernas existentes no mercado, que buscam criar uma sensação de cabine espaçosa e silenciosa, com assentos mais amplos e iluminação ambiente que contribui para um voo calmo. O sistema de pressurização tem uma tecnologia que visa a minimizar os efeitos do jetlag. 

A aeronave entrou em serviço em fevereiro de 2018 com a própria Qatar Airways e, desde então, teve 59 unidades produzidas, segundo o PlaneSpotter. Atualmente, operam a aeronave, além da Qatar, a Virgin Atlantic, British Airways, Cathay Pacific, Air Caraibes e Etihad.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile