Airbus A350-900 da Air France sai do chão pela primeira vez

Foto de Clement Alloing

O primeiro Airbus A350-900, de um total de 28 que a Air France tem encomendados, alçou voo pela primeira vez nesta terça-feira (27). Movido por um par de motores Rolls-Royce Trent XWB, o futuro F-HTYA voou por cinco horas em sua primeira prova e deve ser entregue à empresa nacional francesa nas próximas semanas.

Como parte de um plano de simplificação de frota divulgado pela Air France no mês passado, os A350 serão operados junto com os Airbus A330, permitindo um único pool de pilotos que melhorará a eficiência operacional e reduzirá os custos.

A Air France inicialmente usará seu Airbus A350 na rota entre o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, o Aeroporto Internacional Bamako-Senou em Mali e o Aeroporto Internacional Felix Houphouet Boigny em Abidjan, a partir de 23 de setembro. Outros destinos também já programados para o modelo A350 na companhia francesa são o Aeroporto Internacional de Seoul-Incheon na Coréia do Sul e o Aeroporto Internacional do Cairo.

Foto de Clement Alloing

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.