Avião Airbus A350 arremete no último instante devido à tesoura de vento

Num novo vídeo que circula na internet, um Airbus A350 é flagrado fazendo uma bela manobra no Aeroporto de Chicago, após arremeter de última hora, após ter encostado o trem de pouso no chão.

O vídeo gravado pelo Jay’s O’Hare Aviation mostra o Airbus A350-900 da Lufthansa chegando de um voo cargueiro entre Munique e Chicago, que é conhecida como capital dos ventos. A cidade, que está às margens do Lago Michigan sofre bastante com ventos fortes oriundos dos Grandes Lagos da América do Norte.

E não foi diferente no dia da gravação do vídeo, quando o A350 arremeteu devido ao alerta de windshear da aeronave, o qual já havia sido antecipado pela torre do Aeroporto O’Hare. É possível notar que os pilotos dão potência máxima antes de tocar o solo, no entanto, com o tempo de resposta dos motores, a aeronave acaba por encostar o trem de pouso principal na pista, antes de decolar de novo. O procedimento foi totalmente seguro.

Essa manobra é praticada exaustivamente durante o treinamento inicial de qualquer piloto, sendo considerada algo normal e existe até uma certa filosofia entre os aviadores: “Você vem para arremeter, se der, você pousa”.

Com brincadeiras à parte, o Windshear, em português “Tesoura de Vento”, é um fenômeno relativamente comum em que uma forte rajada de vento na vertical descendente coloca o avião para baixo e o piloto, naturalmente, aponta o nariz da aeronave para cima para voltar a atitude normal de voo. Esse é o momento de maior risco, uma vez que a corrente de vento bate no solo e volta, empurrando o avião mais para cima, podendo causar estol, que é a perda de sustentação, dado o ângulo de inclinação muito alto.

Inclusive recentemente mostramos aqui uma situação destas vistas da cabine, em um caso de anos atrás de pilotos brasileira da GOL num Boeing 737, arremetendo pelo mesmo motivo:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias