Airbus A350 da Delta pousa no Alasca após problema de motor

Um Airbus A350 da companhia norte-americana Delta Air Lines precisou fazer um pouso não programado no Alasca como consequência de um problema de motor durante seu voo.

Avião Airbus A350-900 Delta Air Lines
Airbus A350-900 da Delta Air Lines

A aeronave envolvida foi o Airbus A350-900 registrado com a matrícula N508DN, que executava o voo de número DL-159 de Detroit, nos Estados Unidos, para Seul, na Coréia do Sul, com 189 pessoas a bordo na última terça-feira, 21 de janeiro.

Segundo dados do The Aviation Herald, o moderno jato fabricado pela francesa Airbus estava em voo de cruzeiro no nível 380, sobre o mar de Beaufort no extremo Norte do globo terrestre, quando a tripulação recebeu indicações anormais de um dos motores Trent XWB.

Os pilotos reduziram a altitude da aeronave para o nível de voo 220 e optaram por desviar para Fairbanks, no Alasca, onde o A350 aterrissou com segurança na pista 20R cerca de duas horas depois. O jato desocupou a pista por meios próprios e então parou para uma inspeção pelos serviços de emergência.

FlightRadar24 Delta A350 Desvio Alaska Motor
O A350 chegando a Fairbanks no dia 21 – Imagem: FlightRadar24

Não há mais informações sobre qual problema teria levado à necessidade de redução da altitude e desvio emergencial de rota, e os passageiros relataram que a tripulação disse apenas que estavam sendo desviados para Fairbanks devido a problemas no motor.

Serviços de emergência locais foram despachados para o Aeroporto Fairbanks com a informação de que o motor direito da aeronave havia sido desligado, embora não haja confirmação sobre o momento do desligamento. Autoridades locais reportaram que a temperatura era de -14ºC no momento do desembarque dos viajantes.

Outro Airbus A350-900 reserva, de matrícula N503DN, foi enviado de Detroit para Fairbanks e depois partiu no voo de continuação DL-159A até Seul.

Segundo dados do FlightRadar24, o jato permaneceu em Fairbanks até o dia seguinte, 22 de janeiro, quando então decolou de volta para Detroit. Porém, próximo ao final do voo, o A350 foi novamente desviado, pousando em Minneapolis.

FlightRadar24 Delta A350 Desvio MSP
O A350 da Delta chegando a Minneapolis no dia 22 – Imagem: FlightRadar24

Não há detalhes sobre o motivo desse novo desvio, porém outro site de rastreamento de voos, o Flight Aware, mostra que a aeronave está programada para assumir hoje (23) o voo regular da Delta de Minneapolis para Seul. Portanto, a decisão de alternar pode ter sido proposital, e não emergencial.

FlightAware Voo A350 Delta MSP ICN
Programação do N508DN para o voo de Seul de hoje – Imagem: FlightAware

É possível que a aeronave reserva do dia da ocorrência tenha levado técnicos de manutenção até o Alasca e o problema já tenha sido resolvido antes do retorno, ou que a falha de motor não impedia a volta e o A350 tenha sido reparado em Minneapolis.

Cerca de três anos atrás, o motor de um Boeing 777 precisou ser completamente trocado após um pouso não programado em uma das regiões mais frias do planeta. Confira detalhes dessa história bastante incomum:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias