Entenda a polêmica foto do Airbus A350 “fumaceiro”

Uma foto do Airbus A350 da British Airways circula na web e chama atenção pela densa fumaça preta que sai dos seus motores, mesmo sendo um avião novo.

Airbus A350 da British arremete em Shannon
Airbus A350-1000 da British arremete em Shannon © Donal Morrissey

A foto foi compartilhada pelas redes sociais e nossos leitores questionaram o porquê de tanta fumaça num avião tão novo. Fomos atrás da foto original, de autoria de Donal Morrissey. O spotter clicou a aeronave durante uma arremetida no Aeroporto de Shannon, na Irlanda, e alega que não editou a foto para destacar a fumaça. Sendo assim, por que sairia uma fumaça tão escura?

Antes de pularmos para a explicação técnica, vale lembrar que, apesar da foto não ser fortemente editada, existe um natural contraste dado o plano de fundo, com nuvens e a posição da luz diretamente para a aeronave.

Mesmo modelo da concorrente Virgin também causa a mesma fumaça na arremetida.

A razão pela qual a aeronave deixou o rastro negro é bastante simples e normal, não tendo nenhuma relação com a idade do avião ou a qualidade do motor. O que acontece é consequência da mudança repentina de regime do motor, partindo de um contexto de baixa potência para o pouso, para uma repentina aceleração à potência máxima para a arremetida.

Neste momento, mais combustível é liberado imediatamente para a câmara de combustão do motor, mas demora um tempo até que uma quantidade maior de ar comprimido, gerado pelos compressores, chegue à câmara. Com esse “atraso”, uma parte do combustível não é queimada completamente, resultando na fumaça.

Os pilotos da British Airways têm feito voos de treinamento reais (obrigatórios na Europa para novos equipamentos) e, para treinar pousos, fazem diversas arremetidas, assim como qualquer piloto no seu treinamento inicial, e o efeito é o mesmo. Há inclusive diversos vídeos de arremetidas de A350 mostrando o mesmo traço de fumaça preta, confira:

Então, não passa de algo normal para a aeronave, e sem riscos para a tripulação e passageiros. Tem dúvida como funciona o motor a jato? Nada melhor que um mecânico (ou dois no caso) para responder. Confira abaixo no vídeo dos nossos colegas Lito e Mano do Aviões & Músicas:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias