Início Empresas Aéreas Airbus A350 da Qatar Airways ‘samba’ na pista e ‘pousa de lado’...

Airbus A350 da Qatar Airways ‘samba’ na pista e ‘pousa de lado’ em Guarulhos

Um flagra de um avião Airbus A350 pousando “de lado” em Guarulhos chamou a atenção de diversas pessoas neste domingo (16) e rendeu alguns questionamentos de leitores, o que nos motivou a fazer essa publicação.

Em primeiro lugar, é necessário assistir ao vídeo abaixo para entender o contexto. Ele foi disponibilizado pelo canal SBGR Live.

O jato em questão é do modelo Airbus A350-1000 da Qatar Airways, que chega em Guarulhos após cumprir o voo QR-773 procedente de Doha, no Catar. À primeira vista, não é possível afirmar que a aeronave se aproximava desalinhada com a pista 09R, no entanto, isso fica mais evidente quando acontece o toque.

Neste momento, nota-se que ela está um pouco desalinhada do eixo, tocando mais à direita do que seria normalmente esperado. Por conta disso, os pilotos comandam a aeronave para esquerda, novamente para direita e mais uma vez para esquerda, tentando sempre alinhar a aeronave à linha central branca (runway centerline).

Esta atitude de compensação visa a manter o avião o mais centralizado possível. Geralmente, a necessidade desse tipo de manobra ocorre em meio a ventos variáveis e de través, mas não era o caso de Guarulhos ontem, em que o vento esteve calmo durante todo o dia. Segundo dados históricos do METAR (boletim meteorológico), os ventos no aeroporto de Guarulhos, na hora do pouso do voo da Qatar, estavam entre 3 e 5 nós.

Em resumo – apesar do vaivém poder levantar dúvidas sobre a segurança da operação, como leitores nos questionaram, os pilotos controlaram bem a aeronave e a levaram para o centro da pista com sucesso. Sempre lembrando que os pilotos são treinados para lidar com essas situações.

O flagra foi registrado pelo canal SBGR Live, que tem uma câmera ao vivo 24 horas por dia no Aeroporto Internacional. A título de curiosidade, no exterior são famosos os vídeos que mostram os aviões pousando “de lado” (chamados crosswind landing) e até em situações mais extremas, nesses casos por causa do vento cruzado:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile