Airbus A380 da Air France voa hoje, para nunca mais voltar ao céu comercialmente

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A380 Air France
Imagem: Toshi Aoki / JP Spotters [CC]

Um último voo para se despedir do A380. É o que a companhia aérea Air France promove nesta sexta-feira, 26 de junho, em Paris, dando fim à trajetória do gigante avião de dois andares em sua frota.

O grande Airbus embarcará pouco mais de 500 funcionários da Air France, para cerca de duas horas de voo sobre a França. Pilotos, comissários e mecânicos aproveitarão este voo simbólico, oferecido pela companhia aérea como forma de agradecer a eles por terem trabalhado neste avião que não mais voará na empresa.

Avião Airbus A380 Air France

A decisão pelo encerramento das operações foi acelerada pela crise de demanda advinda da pandemia de Covid-19, porém, os planos de aposentadoria do A380 já avançavam antes mesmo da explosão da doença pelo mundo.

Em julho de 2019, a Air France anunciava planos de retirada de todos os seus 10 aviões do modelo nos próximos três anos, justificando que o avião consome de 20 a 25% a mais de combustível por assento comparado aos aviões da nova geração, como o Boeing 787 Dreamliner e o Airbus A350 XWB.

Já em dezembro, o primeiro exemplar a estrear a programação de aposentadoria passou a voar sem a pintura da empresa aérea, até ser finalmente retirado da frota em janeiro e realizar seu derradeiro voo em fevereiro, terminando em Knock, na Irlanda, para sua desmontagem.

A380 Air France último voo Irlanda
O A380 da Air France sem pintura, chegando à Irlanda em fevereiro

Depois disso, com a deterioração de cenário mundial de viagens aéreas, só restou à Air France dar fim imediato às operações do A380, culminando neste voo de despedida de hoje.

O gigante da Airbus encerra sua história na Air France após pouco mais de 10 anos de sua primeira decolagem em um serviço comercial na companhia, quando partiu de Paris para Nova York em 20 de novembro de 2009, no voo de número AF-380. Exatamente o mesmo número de voo a ser utilizado hoje na despedida.

Programado para decolar às 15:30, ou 10:30 no horário de Brasília, será realizado pelo A380 de número de série 099 e matrícula F-HPJH, segundo informa o FlightRadar24. Após a decolagem, colocaremos aqui o link para que você possa acompanhar em tempo real.

Atualização: aeronave já em voo! Acompanhe clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias