Airbus A380 destrói asfalto do aeroporto em que foi estocado, veja as imagens

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Airbus A380 da British Airways

Imagens divulgadas na última quarta-feira, 15 de abril, mostram que algo não saiu conforme o planejado em relação à estocagem de um dos muitos gigantes Airbus A380 que estão sendo retirados de operação devido à crise de demanda da aviação.

O enorme avião de dois andares da companhia inglesa British Airways, de matrícula G-XLED, foi levado na quarta-feira para o aeroporto Châteauroux-Centre Marcel Dassault, na França, partindo de Londres no voo de translado número BA-9150, conforme mostra o FlightRadar24:

FlightRadar24 Voo A380 British Châteauroux-Centre
O voo do A380 entre Londres e Châteauroux-Centre – Imagem: FlightRadar24

Tudo correu bem durante o voo e, até mesmo no pouso, a pista suportou bem o peso da aeronave, já que o A380 estava vazio por se tratar apenas de um voo para estocagem em Châteauroux.

Outros Airbus A380 da British inclusive já haviam chegado ao local. Um aeroporto bastante pequeno, porém bastante conhecido por ser destino de grandes aviões quando são retirados de serviço.

Aeroporto Châteauroux-Centre Marcel Dassault Google Maps
Vista aérea do Châteauroux-Centre – Imagem: Google Maps

A380 British Airways Pátio Châteauroux-Centre
O A380 da British no pátio do Châteauroux-Centre – Imagem: FlightRadar24

Porém, as coisas deram errado quando o gigante foi posicionado no local em que ficará estocado até retornar ao serviço – ou até ser definitivamente aposentado, se a British Airways não voltar a utilizá-lo em função da crise financeira que afetará a aviação nos próximos meses e, provavelmente, anos.

Quando o Airbus A380 foi deslocado para sua posição e suas rodas passaram próximas ao final do asfalto, mesmo o jato estando leve e com seu peso distribuído por todas as 22 rodas, o pavimento não suportou e afundou por uma grande extensão do percurso. Veja imagens a seguir (você pode abri-las ao clicar):

Duas hipóteses podem ser levantadas a respeito do problema: ou o asfalto daquele ponto não era preparado para o peso do A380 vazio e alguém não se atentou a isso; ou ele era sim preparado, mas foi mal construído ou já estava degradado pelo tempo desde que foi feito. Qual sua opinião?

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Volta dos voos à isolada Ilha de Santa Helena ficará a...

0
A empresa aérea sul-africana Airlink deve retomar os voos regulares de Joanesburgo para Santa Helena no final de março de 2022