Airbus A380, maior avião de passageiros do mundo, desaparece do site da Etihad

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A380 - Etihad Airways
Imagem: Richard Vandervord / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Detentora de uma frota de dez Airbus A380, a companhia emiradense Etihad Airways, com sede em Abu Dhabi, já havia removido os gigantes aviões de seu sistema de reservas desde o final do ano passado, onde eles não mais apareciam operando nenhum voo. No entanto, ainda paira o mistério no ar: teria a empresa aposentando-os definitivamente, como fizeram outras companhias ao redor do mundo?

A resposta formal por parte da empresa ainda não veio, mas recentemente surgiu outro indício de que os superjumbos podem não ter mais um destino na frota da Etihad.

Em uma atualização em seu site na internet, a companhia removeu o A380 da página onde apresenta sua frota, como mostra o print de tela abaixo e que pode ser conferido diretamente no site. A descoberta foi feita pela equipe do Simple Flying.

O uso do A380 foi largamente afetado pela pandemia. Suas grandes proporções fazem com que o load factor tenha que ser alto para que a operação seja rentável, mas está difícil encher um avião como esse num momento em que as pessoas não estão procurando viajar.

Se a empresa optar pelo encerramento das operações do A380, o mundo deixará de ver uma das primeiras classes mais luxuosa que já existiu. Chamada de “The Residence”, trata-se de uma verdadeira suíte nos céus, com cama de casal e banheiro privativo. No total, o avião tem capacidade para 498 passageiros, sendo 417 na econômica, 70 na executiva e 11 a primeira classe.

Até agora, apenas três dos quatorze operadoras regulares do superjumbo já retomaram os voos com A380: a Emirates Airlines, a China Southern e a Korean Air.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias