O Airbus A380 não cabia no hangar e a Lufthansa deu um jeito de caber!

Quando se trata de acomodar o maior avião de passageiros do mundo, a equipe da Lufthansa do aeroporto de Munique, na Alemanha, mostrou que o tamanho do Airbus A380 não é um problema para as dimensões de seu hangar.

Lufthansa Technik Hangar Munich Portão A380
Hangar de manutenção em Munich – Imagem: Lufthansa

Quando as portas do hangar não puderam fechar ao redor da cauda do jato gigante de 73 metros de comprimento, o que deixaria os técnicos de manutenção tremendo à medida que o inverno alemão se aproximava, eles não pouparam esforços na criatividade.

A empresa de design Butzbach foi contratada para construir um conjunto de portas personalizadas com um “furinho” ao centro do tamanho de um A380. Os portões montados em trilhos têm 22 metros de altura e 11 metros de largura e demoraram quatro semanas para serem construídos.

Lufthansa Technik Hangar Munich Portão A380
Imagem: Lufthansa

Lufthansa Technik Hangar Munich Portão A380
Imagem: Lufthansa

Os portões foram projetados, fabricados e montados pela Butzbach conforme especificações da Lufthansa Technik, a divisão de manutenção do grupo alemão. As temperaturas do inverno em Munich podem cair para -4°C, chegando em alguns casos mais extremos a -11ºC.

Assim, o desenho do encaixe foi projetado para se ajustar precisamente à cauda do A380, sem deixar espaço para o frio entrar. O aeroporto mostra a engenharia criativa em uma postagem no Facebook com a legenda “Essa bunda é a nossa definição de perfeito”.

Lufthansa Technik Hangar Munich Portão A380
Imagem: Lufthansa

O Airbus A380 entrou em serviço comercial 15 anos depois da inauguração do hangar de Munique em 1992. O hangar pode ter sido construído para uma era diferente das viagens aéreas, mas a nova solução resolveu muito bem o desacordo do gigante avião com os portões!

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.