Gigante Airbus A380 pousa pela primeira vez em pequena ilha espanhola

Foto José Carlos Guerra A380 Aeroporto Gran Canaria
A380 da Hi Fly em Gran Canaria – Foto: José Carlos Guerra

O gigante e popular Airbus A380 da companhia portuguesa Hi Fly ganhou destaque mais uma vez na mídia mundial nesta semana, ao pousar na pequena Gran Canaria, marcando a primeira operação do modelo na ilha, conforme você verá no vídeo ao final.

A estreia do A380 ocorreu em função da grande operação da Inglaterra para repatriar cidadãos britânicos, que ficaram desamparados após o colapso da Thomas Cook, empresa de turismo que sucumbiu no começo da semana.

A Hi Fly, sendo uma companhia aérea de leasing, é essencialmente uma arma aérea para emergências. Outras companhias aéreas podem contratar o A380 para substituir seus próprios serviços no caso de falta de alguma aeronave.

Além da aeronave, a empresa portuguesa fornece os pilotos, a tripulação de cabine, as refeições, o combustível e até o certificado da companhia aérea, para que a contratante não precise se preocupar com nenhum dos regulamentos ou estipulações para viagens internacionais.

Com isso, preenche uma lacuna importante no mercado, atendendo tanto a companhias aéreas quanto operações especiais como esta da Inglaterra, especialmente em períodos como o atual, em que há escassez de aviões para aluguel por conta da crise do 737 MAX.

Print Vídeo A380 HiFly Paris
A380 da HiFly

E o A380, de matrícula 9H-MIP, é especial por um motivo específico – é o único Superjumbo usado por uma empresa de leasing, que inclusive ainda ostenta em seu interior as luxuosas suítes da companhia aérea que usou a aeronave antes, a Singapore Airlines. Sorte dos turistas que foram de Thomas Cook e retornaram com um agradável upgrade de serviço!

Gran Canaria é uma ilha espanhola ao Norte da África, e tem um aeroporto relativamente pequeno, mas que conta com duas pistas de 3.100 metros de comprimento. No limite, mas suficientes para o A380, que precisou de 3.000 metros para pousar e decolar na condição da operação inglesa.

Aeroporto Ilha Gran Canaria Vista Aérea
Aeroporto Gran Canaria

Ilha Gran Canaria Vista Aérea
Ilha Gran Canaria

O avião decolou do aeroporto Gatwick, em Londres, no voo 5M1128, que pousou às 20:58 (hora local) nas ilha. A decolagem no voo 5M1129 ocorreu às 23:13, tendo prosseguido para Glasgow.

A ação inglesa, chamada de “Operação Matterhorn” (nome de uma das mais altas montanhas da Europa nos Alpes), tem utilizado dezenas de aeronaves em centenas de voos, e este pouso do gigante é apenas um deles.

Veja a seguir o vídeo da passagem do A380 pela ilha.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.