Início Indústria Aeronáutica

Airbus acelera o desenvolvimento e industrialização do programa A321XLR

Após o seu lançamento no Paris Air Show no ano passado, a industrialização do programa para uma aeronave de corredor único e longo alcance, denominado A321XLR, está em andamento e o design da aeronave está passando do conceito para a realidade, segundo a Airbus reportou nesta terça-feira (21).

No início de 2020, os primeiros componentes para a aeronave de teste de voo A321XLR já estavam em produção – incluindo os principais componentes do trem de pouso da Safran e as primeiras peças da fuselagem central da Airbus, em Nantes. Mais recentemente, em março, a Airbus concluiu sua seleção de fornecedores para os novos principais componentes e sistemas especificamente projetados para a variante A321XLR.

Esses fornecedores incluem: Spirit AeroSystems (aba de fenda única interna); Diehl Aviation (água potável e sistemas de esgoto); FACC (carenagem da barriga modificada); Aerotec Premium (estrutura primária do tanque de combustível traseiro); Collins Aerospace (sistema de combustível); Parker Aerospace (sistema de inertização de tanque de combustível); Vincorion (painéis de piso); Safran (trem de pouso principal e dianteiro); e Triumph Group (mecanismo de elevação do trem de pouso).

Antecipando a fase de industrialização, quando relevante, o programa está aplicando a nova abordagem de ciclo de vida do produto “DDMS (Air Digital Design, Manufacturing and Services”) da Airbus. Isso permite simulações precisas de maneira virtual para validar investimentos e planejamento de aceleração de projeto.

Um pilar fundamental da estrutura DDMS é o banco de dados 3D “Digital Mock-up Unit” (DMU), que permitirá a realização de design simultâneo, simulações de montagem e visibilidade 3D em tempo real nos sites de Toulouse, Hamburgo e Filton. Além disso, o programa A321XLR traz os benefícios da visualização 3D para a comunidade que não é de engenharia, incluindo os gerentes de programas – que agora podem trabalhar em 3D graças às ferramentas do visualizador em realidade virtual.

Além dos ambientes digitais acima mencionados, a instalação de demonstradores físicos complementares também está em andamento para ‘validação e verificação’ (V&V) das várias novas estruturas e equipamentos do A321XLR. Por exemplo, o programa Demonstrador de Estruturas inclui a ‘montagem de componentes principais’ (MCA) das seções 15 e 17 da fuselagem, integração da fuselagem do novo tanque de combustível traseiro, além de outros módulos e peças detalhadas. Paralelamente, o programa Demonstrador de Equipamento permite testes em uma maquete de madeira em tamanho real por uma equipe multifuncional representando cada sistema instalado, com especialistas em Engenharia, Engenharia de Manufatura, Produção, Manutenção e Ergonomia. Essa abordagem minimiza conflitos de design e otimiza a ergonomia.

O teste do conforto da cabine para operações de longo alcance já foi iniciado, incluindo o uso de uma câmara de teste climático no solo.

Até o momento, 24 clientes encomendaram um total de mais de 450 A321XLRs, validando a necessidade do mercado pelos recursos oferecidos por essa aeronave. Os testes de voo devem começar em 2022 e entrar em serviço a partir de 2023. O A321XLR fornecerá às companhias aéreas um alcance de até 4.700nm e uma queima de combustível por assento 30% menor por assento, em comparação com as aeronaves concorrentes da geração anterior.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile