Airbus acredita que até 2030 haverá mais uma grande fabricante de aviões no mundo

Avião COMAC C919
Imagem: Ken Chen / CC BY-SA via Wikimedia

A Airbus acredita que a fabricante de aviões chinesa COMAC se tornará uma rival séria na disputa pelo mercado de aviões comerciais até o ano de 2030, concorrendo diretamente com a europeia e com a americana Boeing. O CEO da Airbus, Guillaume Faury, disse à Bloomberg que é difícil prever com que rapidez a China será capaz de se estabelecer no mercado, mas que esse é um caminho inevitável.

Com um dos maiores mercados de aviação do mundo, a China possui dezenas de empresas aéreas que comprar centenas de jatos das fabricantes Boeing e Airbus. Com o advento de jatos fabricados localmente, as empresas chinesas acabaram por fomentar a indústria nacional e colocaram diversas encomendas dos jatos fabricados pela Comac. Isso dá corpo para que a fabricante cresça no mercado sem precisar se esforçar muito para conseguir novas vendas.

No final do ano, por sua vez, vem ao mercado o modelo C919, um jato de médio porte que concorre diretamente com o A320 e o 737. No entanto, ele ainda é visto com ceticismo pelas empresas tradicionais e, portanto, é na China que ele “fará seu nome” e conquistará a confiança do mercado. Com o tempo, e provando sua confiabilidade, a Comac começará a abrir portas em outros países.

Não há de se duvidar da China, já que o país deixou, há muito tempo, de ser famoso apenas por produtos de baixa qualidade. Hoje em dia, algumas das tecnologias mais avançadas do mundo, que estão em produtos de empresas de todo o mundo, são fabricadas pelos chineses. É isso que eles prometem com seus novos aviões.

Se isso se confirmar, a entrada de um terceiro jogador no mercado, formando um triopólio (se é que essa palavra existe), aumentará a pressão sobre a Airbus e a Boeing, que se virão obrigadas a baixar os preços de seus produtos. Será, certamente, um movimento muito interessante de se acompanhar, afinal indústrias aeronáuticas de grande peso não nascem todos os dias.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias