Airbus apresenta seu mais novo avião corporativo: o ACJ 220

Após vários meses de muita especulação, após várias empresas do mercado anunciarem conceitos de interiores sem que o avião “de fato” tivesse sido divulgado, a Airbus Corporate Jets enfim lançou oficialmente nessa terça-feira, 6 de outubro, seu jato executivo ACJ TwoTwenty (ACJ 220), baseado no A220-100.

Com isso, a fabricante diz estar criando um segmento de mercado totalmente novo, o “The Xtra Large Bizjet”. Esta oferta inclui, pela primeira vez, um catálogo de cabine flexível, atendendo aos requisitos das categorias de jatos executivos pesados ​​e de longo alcance.

Orgulho

“Estamos orgulhosos de estender a família de produtos ACJ com o lançamento do ACJ TwoTwenty. A aeronave combina alcance intercontinental, espaço pessoal incomparável e conforto para todos os passageiros. Esta plataforma de tecnologia mais recente oferece economia imbatível e confiabilidade incomparável”, disse Benoit Defforge, presidente ACJ. “Com base em seu atraente apelo de mercado, vemos uma demanda promissora por esta aeronave no crescente mercado de jatos executivos”.

Embora ocupando o mesmo espaço de estacionamento e sendo capaz de decolar dos mesmos aeroportos que os jatos executivos concorrentes, o ACJ TwoTwenty oferecerá três vezes mais espaço na cabine, mas com um terço a menos de custos operacionais, beneficiando-se do alto desempenho da última família A220 da Airbus. A família A220 é a aeronave mais silenciosa, limpa e ecológica em sua categoria, apresentando uma pegada de ruído 50 por cento menor em comparação com aeronaves da geração anterior e consumo de combustível até 25 por cento menor.

O ACJ TwoTwenty é uma aeronave com design simples, baseada no Airbus A220-100, apresentando materiais avançados e tecnologias de ponta. A cabine oferecerá conectividade duas vezes melhor do que seus concorrentes, um sistema Wi-Fi em toda a cabine e as últimas inovações, como janelas eletrocromáticas e iluminação LED.

Alcance

O ACJ TwoTwenty terá um alcance maior, permitindo que a aeronave voe até 5.650 nm / 10.500 km (mais de 12 horas de voo), conectando diretamente cidades como Londres e Los Angeles, Moscou e Jacarta, Tóquio e Dubai, bem como Pequim e Melbourne.

A Comlux, com seu centro de conclusão aprovado pela ACJ em Indianápolis e experiência comprovada em equipar e atualizar interiores VIP, foi selecionada como parceira exclusiva para a confecção das primeiras 15 cabines. Aproveitando a longa experiência da Comlux em operações de jatos executivos, bem como em equipamentos de cabines, sua experiente equipe de finalização fez parceria com o chefe de design criativo da ACJ, Sylvain Mariat. Ele é reconhecido por ter criado as experiências de voo mais inovadoras.

Espaço interno

Apresentando um espaço pessoal incomparável com 73m² / 785 pés² de espaço distribuído por seis amplas áreas de estar VIP, o ACJ TwoTwenty oferece arranjos internos selecionados e móveis artesanais.

Segundo a Airbus, a cabine permitirá que até 18 passageiros trabalhem, compartilhem ideias, jantem e relaxem da forma que quiserem, graças à versatilidade de sua cabine e opções adequadas às suas necessidades e gostos – tudo isso sob o lema “Reimagine seu lugar no céu…”

A Airbus Corporate Jets está colocando todo o seu conhecimento em termos de design de cabine nesta nova aeronave, apoiado pela experiência de já ter entregue cerca de 90 jatos VIP ao longo de várias décadas para os clientes mais exigentes em todo o mundo.

A Airbus dá suporte a mais de 500 clientes, de companhias aéreas a jatos corporativos, com uma das maiores redes de suporte do mundo, incluindo serviços personalizados para as necessidades de jatos executivos.

Mais de 200 jatos corporativos da Airbus estão em operação em todos os continentes, incluindo a Antártica

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias