Airbus corta a cauda de jatinho ao meio durante táxi em aeroporto asiático

Um caso um tanto quanto inusitado no Laos: a asa de um Airbus colidiu com um jatinho durante o táxi, e acabou cortando sua cauda como fosse uma faca.

jatinho airbus

O caso aconteceu na noite de hoje no Laos, mais especificamente no Aeroporto de Vientiane. O Airbus A330-300 da Thai Airways de matrícula HS-TEU taxiava para realizar o voo TG575 para Bangkok quando atingiu o jatinho.

O avião “vítima” em questão é um Gulfstream IV de matrícula M-YWAY e estava parado no estacionamento quando foi atingindo.

Jatinho Gulfstream IV

O estrago foi tão grande que todo o estabilizador vertical e o horizontal (que incluem profundor e leme) caíram para o lado, ficando apoiado no chão.

A imagem impressiona já que casos assim de colisões em solo, o avião maior costuma apenas a danificar um pouco e arrasta o menor, mas neste caso foi literalmente um corte.

O grande Airbus A330 ficou com poucos danos, se limitando apenas a dalos nos slats e uma pequena porção da área frontal da asa. Com a ocorrência de solo o voo da Thai foi cancelado e a aeronave colocada em manutenção.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Conheça as companhias aéreas que mais transportam passageiros na América Latina

0
Segundo a Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe (ALTA), as companhias da região transportaram 307,3 milhões de passageiros em 2019.