Airbus da Latam atinge pássaro na decolagem e tem falha de sistemas na sequência

Um Airbus A320 da Latam Brasil acabou atingindo um pássaro após decolar de Brasília e diversos sistemas apresentaram falha em seguida. A aeronave retornou para um pouso seguro.

Avião Airbus A320 LATAM

O incidente ocorreu na segunda-feira, 25 de janeiro, com o Airbus A320 da LATAM Brasil de matrícula PR-MYV, segundo o portal The Aviation Herald. O jato cumpria o voo LA-3080 da capital federal para Teresina, no Piauí, com 150 passageiros a bordo mais a tripulação. Logo após decolar da pista 29R do Aeroporto JK, a tripulação relatou uma colisão com um pássaro, o chamado bird strike.

Por causa da colisão, a informação de velocidade da aeronave começou a apresentar problemas e não foi mais considerada confiável pelos pilotos, assim como o próprio computador da aeronave apresentou o diagnóstico de falha nos sistemas ADIRU1, ADM2, ADR2, AFS1, EFCS1, EFCS2, SEC2 e SEC3.

O ADIRU é a Unidade de Referência de Dados Inerciais do Voo, ou seja, ela pega as informações dos sensores como tubo de pitot, estática e altímetro, compila e processa, apresentando-a no display para os pilotos. Já o ADM é o Air Data Module, ou Modo de Dados do Ar, relacionado ao tubo de pitot e que envia a informação deste sensor para o ADIRU.

O ADR por sua vez é parte do ADIRU, e o AFS é o Sistema do Piloto Automático. Sem informações confiáveis e com problema no sistema, o piloto automático não pode funcionar. O AFS também está relacionado ao EFCS, que é o Sistema de Controle de Voo Eletrônico, assim como o SEC, que controla o spoiler (dispositivos que ficam nas asas e podem ser abertas para gerar arrasto e reduzir a velocidade da aeronave).

Plyabck do voo – FlightRadar24

Após todos estes erros e a colisão com o pássaro, os pilotos decidiram por retornar para o Aeroporto de Brasília, tendo nivelado no nível de voo 090 (2.740m de altitude), feito três órbitas que são círculos padrões para queima de combustível e também execução dos checklists e sequenciamento para pouso, para depois pousaram em segurança em Brasília.

O voo foi cancelado e os passageiros foram acomodados em outra aeronave, de matrícula PR-MBA, que partiu 90 minutos depois do horário previsto. Desde então, o PR-MYV se encontra em Brasília e não realizou outro voo.

Entramos em contato com a LATAM para entender melhor o ocorrido e a empresa enviou a seguinte nota:

A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA3080 (Brasília-Teresina), que partiu às 20h30 de ontem (25), retornou para o aeroporto de origem depois de colidir com um pássaro. Após troca de aeronave, o voo decolou novamente às 22h20 e pousou às 0h17 de hoje (26) em Teresina. A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias