Airbus confirma data para o primeiro voo do A330neo

No último ano a Airbus apresentou o primeiro A330-900, a versão maior do A330neo. A aeronave foi demonstrada sem os motores Rolls Royce, que foram instalados logo depois. A aeronave realizou diversos testes em solo, incluindo decolagens abortadas (RTOs).




A fabricante confirmou a previsão do primeiro voo para o dia 19 de outubro, pendente apenas de meteorologia, logo iniciando a certificação, que deve durar um ano. Assim que certificado, a TAP Portugal deve ser a primeira a receber a aeronave (que, segundo rumores, será o segundo protótipo).

A cobertura do primeiro voo, com telemetria e transmissão ao vivo, será possível pelas redes sociais oficiais da Airbus. Veja abaixo a primeira decolagem abortada feita pelo A330neo:

A brasileira Azul, que recentemente anunciou a encomenda de cinco unidades do A330-900neo, informou que, com a chegada das novas aeronaves, será a única companhia da América do Sul e uma das primeiras do mundo a operar o novo modelo, que contará com 298 assentos, 27 a mais do que os atuais A330 da companhia, na configuração high density.

Perspectiva computadorizada do A330neo da Azul.

Sobre o A330neo

Beneficiado pela excelente economia, versatilidade e alta confiabilidade do A330, o A330neo reduz o consumo de combustível por assento em 14%, tornando-se o avião de alcance médio-longo mais econômico no mercado. Além da alta eficiência na economia de combustível, os operadores do A330neo também se beneficiarão de um aumento de autonomia de cerca de 400 milhas náuticas e, claro, todas as vantagens de operação já conhecidas da família Airbus.

André Le Senechal

Piloto comercial, ICAO 5. Formando no Bacharelado de Aviação Civil. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Profissional de infraestrutura aeroportuária e controle/despacho operacional de voos. Plane Spotting e Simuladores de voo.