Airbus deve anunciar na quinta o fim do programa A380

Após uma sequência de anúncios de cancelamentos de encomendas e outras notícias negativas para o A380, a Airbus teria decidido dar um fim ao programa.

Em reporte da edição francesa Business Insider, a fabricante com sede em Toulouse estaria se preparando para fazer o anúncio oficial no próximo dia 14, quinta-feira, durante a publicação dos resultados anuais (referente ao ano de 2018).

O programa A380 sofreu desde o início com atrasos, porém os últimos anos têm sido os mais difíceis: problemas com motores Rolls-Royce, falta de encomendas e aposentadoria da primeira unidade a entrar em serviço comercial.

E nos últimos dias foram diversos golpes duros: corte da frota de A380 da Air France, a Emirates – que é a maior cliente – anunciando possível troca de encomendas por modelos menores, o CEO da IAG – que controla a British Airways – reclamando do preço da aeronave e por último a Qantas cancelando suas encomendas remanescentes.

As únicas notícias mais positivas foram a entrada em operação do A380 na ANA (encomendas da Skymark que foram assumidas pela ANA após recuperação judicial e reestruturação da empresa) e a aquisição pela portuguesa HiFly de um A380 ex-Singapore Airlines.

Atualmente o gigante da Airbus conta apenas com encomendas da Emirates, que já negocia com a fabricante uma troca de modelo em alguns pedidos remanescentes. O anúncio do fim do programa não dará fim imediato à linha de produção, mas significa que a empresa não irá investir mais na aeronave e só manterá a linha de produção até a última entrega da Emirates.

Com informações do Business Insider.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos