Airbus e Cruz Vermelha oferecem ajuda às vítimas do furacão Irma

A Airbus Foundation e a Cruz Vermelha francesa enviaram uma aeronave de teste Airbus A350 XWB com 30 toneladas de produtos de primeira necessidade e uma equipe médica composta por 84 profissionais da França à Pointe-à-Pitre, Guadalupe. Foram enviados também equipamentos emergenciais, como geradores, purificadores de água, lâmpadas movidas a luz solar, camas e mosquiteiros. Eles se destinam às vítimas do furacão Irma nas ilhas de Saint-Martin e São Bartolomeu e para distribuição futura a diversas ilhas do Caribe.




“Todos nós vimos a devastação causada pelo furacão Irma. Em nome de toda a equipe da Airbus, desejo um rápido processo de recuperação a todos os afetados”, diz Fabrice Brégier, membro do conselho diretor da Airbus Foundation e presidente da Airbus Commercial Aircraft. “A oferta de ajuda humanitária imediata é o mínimo que podemos e devemos fazer. Agradeço a todos os nossos parceiros envolvidos neste projeto por seu apoio logístico e pela dedicação. Sem seus grandes esforços, esta missão especial não teria sido possível”.

A aeronave partiu de Toulouse na manhã de 13 de setembro com destino ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para receber a carga de 30 toneladas e a equipe médica de 84 profissionais disponibilizada pela Cruz Vermelha francesa. O A350 XWB decolou com destino à Pointe-à-Pitre, Guadalupe, às 15h45 no horário local, chegando ao aeroporto de Pointe-à-Pitre às 18h30 no horário local. Ali embarcaram 200 pessoas evacuadas das ilhas afetadas.

Após o furacão Irma, muitos produtos da Airbus foram utilizados por diferentes governos para transportar ajuda humanitária à região devastada: os governos alemão, inglês e francês usaram três aeronaves A400M para transportar itens de primeira necessidade e equipes de ajuda até o Caribe. A Força Aérea alemã enviou um A340 à Flórida para entregar equipamentos para operações técnicas e de logística. Além disso, foram fornecidas imagens de satélite às organizações de resposta a desastres por meio da International Charter on Space and Major Disasters.

A Airbus Aerial está oferecendo às seguradoras acesso inicial gratuito à sua biblioteca de mapas aéreos e lógica analítica das regiões afetadas para acelerar o processamento de requisições de seguro. Pilotos de helicóptero nas imediações foram contatados e estão prontos para realizar avaliações e outras missões quando necessário.

Pela Assessoria de Imprensa da Airbus

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos