Airbus entrega o primeiro A220 fabricado nos Estados Unidos da América

©️ Divulgação

A Airbus entregou hoje o seu primeiro avião A220 fabricado nos EUA. Trata-se de um exemplar do A220-300 da Delta Air Lines, fruto de uma encomenda de 92 unidades da empresa americana. Essa unidade foi produzida em Mobile, no Alabama (EUA), enquanto todas as entregues anteriormente foram fabricadas em Mirabel na província do Quebec no Canadá, nas antigas instalações da Bombardier.

”Entregar a primeira aeronave feita nos EUA para um cliente americano é realmente um ponto de orgulho no programa A220”, afirmou Philippe Balducchi, diretor do programa A220.

A planta de Mobile é a mesma que a Airbus usa para produzir outros modelos, como os jatos A319, A320 e A321 voltados para os clientes norte-americanos. Uma curiosidade é que, apesar de serem fabricados nos EUA, os aviões feitos no Alabama ficam com matrícula de teste canadense até a sua entrega. Isso corre porque o avião é regulado pela Transport Canada Civil Aviation (TCCA) por ser um projeto original da canadense Bombardier. Isso é possível devido a acordos entre os países.

Lembrando que a família A220 foi batizada após a compra da divisão de jatos CSeries da Bombardier e conta hoje com dois modelos, o A220-100 e o maior A220-300.

Essa semana, também falamos sobre o primeiro A220 da JetBlue, feito em Mobile, e que já está pronto para o primeiro voo:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias