Airbus envia A320neo para sobrevoar funeral de Bernard Ziegler

Imagem: RadarBox

A fabricante europeia Airbus enviou um de seus aviões para sobrevoar o funeral de Bernard Ziegler neste sábado, 8 de maio de 2021, realizado nas imediações de Toulouse, na França.

Partindo do aeroporto Blagnac de Toulouse, onde fica a sede da Airbus, por volta das 13h45 UTC (10h45 no horário de Brasília), o jato de modelo A320neo ficou por cerca de 12 minutos efetuando voltas em torno da área do funeral em homenagem a seu importante ex-colaborador.

O A320neo sobrevoando o funeral – Imagem: RadarBox

A aeronave utilizada na homenagem foi a de matrícula F-WNEO, que foi o primeiro avião A320 da nova geração “neo” a ser fabricado pela Airbus para voar como protótipo de testes, continuando até hoje com a pintura da própria fabricante.

Avião Airbus A320neo F-WNEO
O A320neo de matrícula F-WNEO – Imagem: Clément Alloing, via Flickr

Como vimos no AEROIN na quarta-feira, 5 de maio, a Airbus informou com pesar o falecimento de Ziegler aos 88 anos, um dos pioneiros da engenharia da Airbus, fundamental para a introdução do primeiro Fly-By-Wire (FBW) digital do mundo e dos controles de stick lateral em uma aeronave comercial de passageiros com o A320 em 1988.

Ziegler ingressou na Airbus como piloto de teste-chefe em 1972 e voou o primeiro avião A300 no mesmo ano. O programa foi mais tarde um primeiro teste para o FBW, que transfere os comandos do piloto para a aeronave por meio de sinais digitais.

O FBW oferece benefícios significativos por meio de semelhanças, segurança de voo aprimorada, carga de trabalho do piloto reduzida, menos peças mecânicas e monitoramento em tempo real de todos os sistemas da aeronave.

Ele também voou os A310, A320 e A340-200. Até sua aposentadoria em dezembro de 1997, Ziegler foi vice-presidente sênior de engenharia da Airbus.

Com informações da Airbus

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

LATAM Airlines consegue acordo com parte dos credores e apresenta Plano...

0
O LATAM Airlines Group S.A. e as suas afiliadas no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Estados Unidos anunciaram hoje a apresentação