Airbus estaria planejando mais linhas de montagem na América do Norte

A Airbus está lutando para acompanhar a demanda e, como consequência, está de olho em mais capacidade do outro lado do Atlântico. Há rumores de que a fabricante de aviões europeia está avaliando a construção de linhas de montagem finais adicionais para suas aeronaves A320 e A350.

Airbus Linha de Montagem Mobile Alabama
Hangar da Airbus em Mobile, nos EUA

Segundo os rumores publicados pelo Flieger Faust, a Airbus poderia implantar mais duas linhas de montagem na América do Norte. A fabricante já tem outras duas atualmente em Mobile, nos Estados Unidos, e Mirabel, no Canadá.

Mobile é uma linha de montagem final para a família de jatos A320 e foi recentemente expandida para incluir também uma linha do A220. Mirabel, no Quebec, é onde a Airbus produz a família de aeronaves A220, que antes pertencia à Bombardier como jatos C-Series.

O Flieger Faust sugere que a Airbus deseja garantir capacidade de produção adicional para sua popular família A320, bem como para seus modelos de grande porte A350, e procurará construir uma nova linha de montagem final (FAL) para cada modelo.

A Airbus ganhou um número recorde de pedidos nos últimos 12 meses, assumindo a posição da maior fabricante de aviões do mundo de sua concorrente nos EUA. No entanto, também teve sua própria parcela de problemas, com as companhias aéreas repreendendo-a por entregas lentas e prazos perdidos.

Onde seriam as novas linhas?

Sylvain Faust sugere que Mobile seria o lugar que a Airbus consideraria construir outra linha de produção do A320. Faria sentido, dado que todos os equipamentos e instalações do modelo já estão no local, e a Airbus pode ter recebido um incentivo interessante pelas autoridades locais para manter mais empregos e negócios na área.

Para o A350, Mirabel e Mobile têm suas vantagens.

Mirabel é interessante, já que a Airbus tem opções de terras ao redor do aeroporto. O Flieger Faust diz que o terreno é oito vezes o tamanho do ocupado pelas atuais instalações do A220. Terras desse tamanho acomodariam uma grande fábrica de montagem do A350 com facilidade.

Air Canada Primeiro A220 Pintado
Hangar de pintura do A220 em Mirabel, no Canadá

Outras vantagens: os executivos seniores da Airbus já passam bastante tempo lá, supervisionando a montagem do A220, e o local fica perto de Montreal, com muito espaço e qualidade de vida para os trabalhadores da fábrica.

No entanto, Mobile também tem seus pontos positivos, principalmente com as tarifas de Trump entrando em jogo, e a ampliação da produção no quintal da concorrência. A fabricante de aviões europeia, sem dúvida, vê muitos benefícios na montagem do A350 nos EUA. Mas não seria demais se já houver interesse na planta adicional do A320 planejada para o local?

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Após apoiar eleição de Biden, Comandante Sully é indicado para a...

0
O comandante de avião mais famoso do mundo, Sully Sullenberger, foi indicado por Joe Biden hoje como embaixador dos EUA na ICAO.