Airbus freta Antonov 124 para levar satélite que será lançado dos Estados Unidos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Antonov AN-124 que embarcou o satélite – Imagem: Airbus

A Airbus divulgou nesta quarta-feira, 23 de setembro, imagens que mostram que a fabricante europeia fretou um dos gigantes Antonov AN-124 Ruslan da Volga-Dnepr Airlines para levar seu mais recente satélite aos Estados Unidos.

Devido ao tamanho do satélite da Airbus, as dimensões da caixa de transporte fazem com que apenas o AN-124, o segundo maior avião do mundo em capacidade volumétrica, seja capaz de embarcá-la. O Antonov é capaz de abrir sua traseira para receber a carga, e possui seu próprio guincho interno para facilitar o deslocamento até o interior da fuselagem.

A caixa do satélite sendo embarcada no Antonov – Imagem: Airbus

O satélite sendo previamente encaixotado para o envio até o aeroporto – Imagem: Airbus

Os engenheiros espaciais da Airbus prepararam o satélite europeu “Copernicus Sentinel-6 Michael Freilich” para sua viagem ao local de lançamento em Vandenberg, na Califórnia. Ele foi carregado no aeroporto de Munique, na Alemanha.

O satélite está programado para lançamento em 10 de novembro de 2020. Segundo a Airbus, o Sentinel-6 fará medições de alta precisão da topografia da superfície do oceano.

Ele vai medir sua distância até a superfície oceânica com uma precisão de alguns centímetros e usar esses dados para mapeá-la, repetindo o ciclo a cada 10 dias, em missões de até sete anos. Ele documentará as mudanças na altura da superfície do mar, registrará e analisará as variações nos níveis e observará as correntes oceânicas.

Segundo dados do FlightRadar24, o Antonov AN-124 das imagens, de matrícula RA-82081, está no meio de sua viagem aos EUA no momento da publicação desta matéria. Seu primeiro pouso se dará no aeroporto de Portsmouth, antes de prosseguir até a Colifornia.

Se você quiser acompanhar o voo de número VDA-3688 do grande cargueiro nessa missão especial do satélite da Airbus, pode fazê-lo através do rastreamento de radar clicando aqui. Seu pouso deve ocorrer por volta das 14h00 (horário de Brasília) desta quarta-feira (23).

Com informações oficiais da Airbus

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sideral usará Boeing 737-300 em mais um resgate de refugiados venezuelanos

0
Está programado para a manhã desta quarta-feira, mais um voo especial da empresa Sideral Linhas Aéreas com o objetivo de resgatar refugiados