Airbus ganha contrato de 35 UH-72A Lakotas para o Exército dos EUA

Lakota é o único helicoptéro europeu no arsenal do Exército Americano

A Airbus Helicopters, Inc. recebeu um contrato avaliado em aproximadamente US$ 273 milhões para entregar mais 35 UH-72A Lakotas ao Exército dos Estados Unidos.




O contrato de US$ 273 milhões inclui a aeronave de produção UH-72A, os manuais técnicos e de operador de voo associados e gerenciamento de programa. Esta aquisição é dividida em duas configurações: 17 UH-72A Lakotas para a missão Entrada Inicial de Asa Rotativa no Forte Rucker e 18 UH-72A Lakotas para a missão Observador/Controlador nos Centros de Treinamento de Combate do Exército.

“Estamos orgulhosos de que o Exército dos EUA continua a confiar em nós para o fornecimento desta versátil capacidade para a sua frota de aviação. Temos um registro ininterrupto da excelência do programa e do suporte para esta aeronave em termos de custo e de alta qualidade”, disse Chris Emerson, Presidente e CEO da Airbus Helicopters, Inc. e Head da Região Norte-Americana.

A Airbus constrói o Lakota em suas instalações de Columbus, Mississippi. Desde o início do programa em 2005, a empresa entregou mais de 412 Lakotas. O UH-72A é um helicóptero bimotor de utilidade leve usado para uma ampla gama de operações militares, incluindo patrulha de fronteira, socorro médico, transporte VIP e de tropa, carga leve e segurança doméstica.

Disponível em múltiplas configurações e com o menor custo para comprar, possuir e operar de qualquer helicóptero militar em produção dos EUA, a UH-72A é um componente-chave da Iniciativa de Reestruturação de Aviação do Exército (ARI – sigla em inglês) e a principal aeronave de asa rotativa de instrução do Centro de Excelência de Aviação do Exército dos EUA em Fort Rucker, no Alabama.

Os Lakotas têm sido empregados extensivamente nos últimos meses em atendimentos nos incêndios florestais na Califórnia e nos furacões Irma e Harvey.

Vários estados de todo o país estão fazendo parceria com as autoridades locais que utilizam o Lakota para auxiliarem na execução de missões domésticas, destacando a versatilidade única desta aeronave e sua capacidade de atuar em operações conjuntas de agências governamentais e não-governamentais.

Pela Assessoria de Imprensa da Airbus

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias