Airbus planeja grande corte no ritmo de produção do modelo A220

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fábrica Linha Produção Airbus A220 Mobile Estados Unidos
Imagem: Airbus

Apesar dos planos iniciais de aumentar a produção do modelo A220 em ambas as instalações em Mirabel, Quebec (Canadá), e Mobile, Alabama (EUA), a fabricante europeia de aviões Airbus planeja agora cortar as taxas de produção do jato narrowbody.

A informação foi comentada por Antonio Da Costa, vice-presidente de marketing de aviões de corredor único da Airbus, em entrevista ao Canada24 News na última quarta-feira, 11 de novembro.

Da Costa disse que a Airbus considera produzir apenas três A220 por mês na linha de montagem na instalação de Mirabel, enquanto produz apenas um jato por mês em sua planta baseada no Alabama. Em comparação, em janeiro de 2020, a Airbus planejava inicialmente aumentar os investimentos e expandir as taxas de produção mensal do modelo para 10 jatos em Mirabel e 4 nas instalações de Mobile.

A produção do A220 sofreu um golpe extra pela Air Canada no início de novembro de 2020. A companhia aérea decidiu mudar sua carteira de pedidos e reduziu suas encomendas do jato, de um total de 45 jatos para 18 aviões apenas.

Avião Airbus A220-300 Air Canada
Airbus A220-300 – Imagem: Air Canada

Apesar dos planos da Airbus de cortar a produção na planta principal de Mirabel, parece que a fabricante ainda vê o A220 como a escolha ideal para companhias aéreas em dificuldades na retomada da atual crise do setor.

Da Costa considerou que os baixos custos operacionais e a plataforma flexível para operações longas e curtas são as principais vantagens do A220 que tornam o jato uma escolha atraente: “Esta foi a aeronave escolhida, estava voando por aí a maior parte do tempo.”

A Airbus lançou o A220 como um complemento à família existente de seus narrowbodies quando comprou o projeto C-Series da Bombardier. Da Costa disse que 70 por cento das grandes companhias aéreas clientes do A220 também têm a série A320 em sua frota.

Sobre a possível versão estendida do A220 com mais capacidade, para 160 pessoas ou mais, na qual companhias aéreas, incluindo a Air France-KLM, expressaram interesse, o executivo disse que o foco está na linha atualmente em produção, embora o modelo maior tenha grande potencial de desenvolvimento.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sistema de alerta de proximidade com o solo evitou possível colisão...

0
Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o 737-800 fez três aproximações até o pouso. Na primeira, houve arremetida a