Airbus inova e será a primeira a instalar telas touchscreen em cockpits comerciais

A Airbus almeja ser a primeira fabricante de aviões comerciais a instalar a tecnologia touchscreen nas cabines de comando de grandes aeronaves. O conceito já está sendo testado no A350-1000.




“Nós iremos entregar em breve o primeiro A350 com telas touchscreen”, disse o diretor de marketing do projeto A350XWB, François Obé. “Eu não posso dar uma data, porém está próximo. A Airbus já tem clientes que querem esta tecnologia e estamos próximos de estreá-la no mercado”.

O plano atual é incorporar o touchscreen na tela lateral chamada de OIS – Onboard Information System e na tela central multifunção (MFD). Atualmente os pilotos controlam essas telas com teclado e mouse.

A tecnologia está sendo testada no A350-1000 e poderá ser transportada para o A350-900, e funciona de maneira similar a de um tablet/iPad, incluindo a função de dar zoom com a ponta de dois dedos.

François disse que a tecnologia irá permitir que o MFD seja controlado de maneira simultânea pelos dois pilotos. Atualmente apenas um consegue fazer através do teclado e mouse. “Com o sistema touchscreen, tanto o comandante como o primeiro-oficial poderão trabalhar juntos na preparação do voo e na administração do mesmo durante a parte de cruzeiro”.

A Boeing já havia anunciado que o cockpit do 777X terá tela touchscreen, mas a aeronave só irá entrar em serviço em 2020.
Com informações do FlightGlobal.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias