Airbus inova e será a primeira a instalar telas touchscreen em cockpits comerciais

A Airbus almeja ser a primeira fabricante de aviões comerciais a instalar a tecnologia touchscreen nas cabines de comando de grandes aeronaves. O conceito já está sendo testado no A350-1000.




“Nós iremos entregar em breve o primeiro A350 com telas touchscreen”, disse o diretor de marketing do projeto A350XWB, François Obé. “Eu não posso dar uma data, porém está próximo. A Airbus já tem clientes que querem esta tecnologia e estamos próximos de estreá-la no mercado”.

O plano atual é incorporar o touchscreen na tela lateral chamada de OIS – Onboard Information System e na tela central multifunção (MFD). Atualmente os pilotos controlam essas telas com teclado e mouse.

A tecnologia está sendo testada no A350-1000 e poderá ser transportada para o A350-900, e funciona de maneira similar a de um tablet/iPad, incluindo a função de dar zoom com a ponta de dois dedos.

François disse que a tecnologia irá permitir que o MFD seja controlado de maneira simultânea pelos dois pilotos. Atualmente apenas um consegue fazer através do teclado e mouse. “Com o sistema touchscreen, tanto o comandante como o primeiro-oficial poderão trabalhar juntos na preparação do voo e na administração do mesmo durante a parte de cruzeiro”.

A Boeing já havia anunciado que o cockpit do 777X terá tela touchscreen, mas a aeronave só irá entrar em serviço em 2020.
Com informações do FlightGlobal.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias