Airbus e Koniku usarão biotecnologia para detectar riscos biológicos como a COVID-19

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Airbus e a Koniku Inc. anunciaram hoje que deram um passo significativo no desenvolvimento conjunto de uma solução para operações de segurança de aeronaves e aeroportos, estendendo atividades de pesquisa para incluir recursos de detecção de risco biológico, bem como ameaças químicas e explosivas.

Cabine de avião equipada com a solução biotecnológica – Imagem: Airbus

A solução disruptiva de biotecnologia, originalmente focada na detecção, rastreamento e localização automatizados e sem contato de produtos químicos e explosivos a bordo de aeronaves e aeroportos, agora está sendo adaptada, à luz da crise da COVID-19, para incluir a identificação de riscos biológicos.

Com base no poder de detecção e quantificação de odores encontrado na natureza, a solução técnica, desenvolvida para atender aos rigorosos requisitos regulatórios operacionais das operações de segurança de aeronaves e aeroportos, utiliza receptores de odorantes geneticamente modificados. Estes receptores produzem um sinal de alarme quando entram em contato com o composto molecular do perigo ou ameaça que foram programados para detectar.

A Airbus e a Koniku Inc. firmaram um acordo de cooperação em 2017, aproveitando a experiência da Airbus em integração de sensores e conhecimento de operações de segurança em terra e a bordo nos setores de aviação e defesa, bem como a experiência da Koniku em biotecnologia para detecção automatizada e escalável de compostos orgânicos voláteis (através da plataforma Konikore™).

Com os testes in situ planejados para o quarto trimestre de 2020, a Airbus informa que busca demonstrar sua capacidade de acelerar os ciclos de pesquisa tradicionais em um ambiente de tempo real, a fim de desenvolver e trazer ao mercado uma solução de segurança de ponta a ponta e revolucionária em escala e velocidade convincentes.

O objetivo é a melhoria contínua da segurança no ecossistema de transporte aéreo, aumentando a eficiência operacional e melhorando a experiência dos passageiros.

Informações pela Airbus

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias