Início Indústria Aeronáutica Airbus lança demonstrador de asas de alto desempenho que testará novas tecnologias

Airbus lança demonstrador de asas de alto desempenho que testará novas tecnologias

A Airbus lançou um projeto de demonstrador de asas de desempenho extra, focado na aceleração e validação de tecnologias que irão melhorar e otimizar a aerodinâmica e o desempenho das asas para qualquer aeronave futura. Este demonstrador em escala irá integrar e voar com tecnologias inovadoras de asas em uma plataforma de jato executivo Cessna Citation VII.

As aplicações da asa de desempenho extra seriam compatíveis com qualquer solução de propulsão e configuração de aeronave e reduziriam as emissões de CO₂, contribuindo para o roteiro de descarbonização da Airbus.

“O demonstrador de asa de alto desempenho da Airbus é outro exemplo das novas soluções orientadas para a tecnologia da Airbus para descarbonizar o setor de aviação”, disse Sabine Klauke, Diretora Técnica da Airbus. “A Airbus está continuamente investigando soluções paralelas e complementares, como infraestrutura, operações de voo e estrutura da aeronave. Com este demonstrador, faremos avanços significativos na tecnologia de controle ativo por meio de pesquisas e testes aplicados de várias tecnologias inspiradas na biomimética”.

Semelhante a como uma águia voa, adaptando a forma, extensão e superfície de suas asas e penas, este demonstrador permite maior eficiência de voo. Vários blocos de tecnologia serão investigados para permitir o controle ativo da asa, incluindo: sensores de rajada, spoilers pop-up ou placas que são rapidamente desviados perpendicularmente ao fluxo de ar, bordas de fuga multifuncionais que mudam dinamicamente a superfície da asa em voo e uma dobradiça semiaeroelástica.

O demonstrador será hospedado na Airbus UpNext, uma subsidiária da Airbus criada para dar um desenvolvimento acelerado de tecnologias futuras, construindo demonstradores em velocidade e escala, a fim de avaliar, amadurecer e validar novos produtos e serviços em potencial que abrangem avanços tecnológicos disruptivos.

Informações da Airbus

Sair da versão mobile