Airbus da LATAM é desviado após ser avisado sobre colisão com pássaro

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Airbus A320 da LATAM acabou alternado de aeroporto na tarde da última sexta-feira (15) após uma suspeita de ingestão de pássaro por um de seus motores. 

Airbus A320 LATAM

O jato A320 de matrícula PR-MYA estava fazendo o voo LA3530 de São Paulo para São Luís quando, na decolagem ou fase inicial de subida, a aeronave foi possivelmente atingida por um pássaro em um de seus motores.

O fato foi constado visualmente por pessoal da LATAM em solo e avisado para a aeronave após 80 minutos de sua decolagem. A companhia aérea entrou em contato com a tripulação pelo rádio e informou da possível situação ocorrida no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Os pilotos informaram que não receberam qualquer alerta sobre o impacto e nenhuma anormalidade foi registrada, por isso seguiram voo. Eles foram então instruídos pela companhia a desviarem para Brasília, onde a aeronave seria inspecionada. 

O trajeto do A320, desviando o voo para Brasília – Imagem: FlightRadar24

O avião estava quase no estado do Tocantins quando deu meia volta para seguir para a capital federal, sendo que antes da chegada foi necessário fazer diversas órbitas (círculos padronizados) para queimar combustível a 7.000 pés (2.133m) de altitude por 30 minutos, para atingir o peso máximo de aterrissagem. 

As órbitas na chegada a Brasília – Imagem: FlightRadar24

O pouso aconteceu às 14:17 da sexta-feira sem maiores problemas, mas a aeronave foi levada para manutenção e não mais decolou do Aeroporto de Brasília até a publicação dessa matéria, na manhã desse sábado. Os passageiros foram acomodados em outro jato A320 de matrícula PR-MYQ, continuando o voo para São Luís, onde chegaram com três horas de atraso.

Com informações do The Aviation Herald

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Devolução dos A350 pela Latam ilustra um dos grandes problemas das...

0
A notícia recente de que a LATAM está devolvendo sete Airbus A350 que arrendou da AerCap é um golpe potencial para o arrendador