Airbus da LATAM tem pane elétrica, declara ‘Pan Pan’ e volta à origem; ouça e veja o momento

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma câmera ao vivo, com gravação da fonia do controle de tráfego aéreo, flagrou o momento em que o piloto de um Airbus da LATAM avisou que teve falha elétrica e precisou retornar ao Aeroporto de Porto Alegre.

No vídeo acima é possível ouvir o aviso de “Pan Pan, Pan Pan, Pan Pan” do piloto do Airbus A320 de matrícula PT-MZT, que cumpria o voo LA3216 de Porto Alegre para Guarulhos, quando subia após partir da capital gaúcha. O piloto informa que estabilizou no nível de voo 060 (cerca de 6 mil pés ou 1.82km de altitude) e que solicita órbita (fazer voltas padronizadas) sobre o fixo AKSIP, que é um ponto de referência em cima da cidade de Nova Santa Rita, na grande Porto Alegre.

A órbita é normalmente solicitada para a realização de checklists de verificações de panes, seguindo o manual para entender o problema e tentar solucioná-lo, e/ou para a aeronave queimar combustível se estiver muito pesada e poder pousar dentro do seu peso máximo de pouso, limitando outros riscos.

Já no vídeo acima, que assim como o primeiro foi gravado pelo canal Camera Aeroporto Salgado Filho – que mantém uma câmera apontada para o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, 24 horas por dia, 7 dias por semana, conjugada com uma escuta do controle de tráfego aéreo – é possível ver o A320 pousando em total segurança na capital gaúcha.

Mais detalhes sobre o ocorrido não foram divulgados ainda, mas entramos em contato com a LATAM, que nos enviou o seguinte posicionamento:

A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3216 (Porto Alegre-São Paulo/Guarulhos) da tarde desta segunda-feira (15) retornou para manutenção corretiva ao aeroporto de Porto Alegre, onde pousou em completa segurança às 15h46. Após troca da aeronave, o voo decolou às 19h12 e pousou em Guarulhos às 21h03. A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, que, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

two pilots flying an airplane

Piloto de avião resolveu expor seus órgãos genitais durante um voo...

0
Um ex-piloto da Southwest Airlines foi acusado de indecência após expor seus órgãos genitais durante um voo da Filadélfia para Orlando