Airbus leva mais uma grande encomenda: 60 jatos A220 para a Air France

A Airbus anunciou hoje, 18 de dezembro, que o Grupo Air France – KLM firmou um grande pedido para um total de 60 aeronaves do modelo A220, a menor família de jatos da fabricante europeia.

Avião Airbus A220-300 Air France
Concepção gráfica do A220-300 da Air France – Imagem: Airbus

Os Airbus A220-300, antes designados CS300 quando o projeto ainda pertencia à canadense Bombardier, serão utilizados para modernizar a frota de corredor único do grupo, e devem ser operados pela Air France.

“Estamos felizes em ver que a Air France está endossando o A220 como um grande passo em direção à otimização da frota para grandes operadoras de rede. O maior pedido do Airbus A220 de uma transportadora europeia até o momento fala muito sobre o ambicioso impulso da Air France”, disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus. “Agradecemos à Air France pela confiança depositada na Airbus e por seu investimento em nossas aeronaves de tecnologia mais recente”.

Atualmente, a Air France-KLM opera entre as diversas aeronaves de sua frota um total de 159 Airbus.

A família A220 é a única projetada especificamente para o mercado de assentos de 100 a 150 passageiros, e proporciona eficiência de combustível significativa e conforto aos passageiros em aeronaves de corredor único.

Com uma carteira de pedidos de 530 aeronaves até o final de novembro de 2019, o A220 vai conquistando uma importante fatia do mercado de aeronaves de 100 a 150 assentos, estimado em 7.000 aeronaves nos próximos 20 anos.

A Air France inclusive revelou recentemente que tem interesse que a Airbus desenvolva uma versão ainda maior do jato, que seria designada A220-500. Veja mais detalhes sobre os planos da companhia na matéria a seguir:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.