Airbus nega estar preparando um A321 com asas de nova geração

Montagem da asa de um A350 – Imagem ilustrativa – Fonte: Airbus

Declarações da Airbus nesta semana indicam que a fabricante europeia de aviões não está preparando (ou não está querendo revelar) asas de nova geração para sua família A320.

Segundo as informações anteriores, publicadas pela Bloomberg no final de maio, Sue Partridge, a responsável na Airbus pelo projeto de uma nova asa de material composto de fibra de carbono, havia informado que a montagem da estrutura estaria prestes a começar nas próximas semanas.

Embora Sue não tenha detalhado tais planos, as especulações que surgiram eram de que a asa de nova geração seria destinada aos aviões da família A320neo, especialmente uma provável versão do A321neo para consolidar ainda mais o mercado em que o modelo tem dominado as vendas nos últimos anos.

Isso porque outras famílias de jatos da Airbus já voam com asas de materiais compostos, enquanto os aviões de alcance médio ganharam apenas novos motores em sua versão “neo”, permanecendo com asas predominantemente metálicas.

Agora, no entanto, segundo a Reuters, durante apresentação da Airbus na segunda-feira, um executivo da fabricante disse que eles estão felizes com as asas e motores atuais no portfólio existente, e que “não existe tal coisa” sobre uma atualização do A321neo.

Depois da declaração da própria responsável pelo projeto sobre a montagem, se a asa não é para a família A320neo, então qual sua aposta para os planos da Airbus?

O executivo também falou sobre a declaração da Boeing de que os novos tanques de combustível do A321neoXLR são um risco à segurança dos passageiros. Segundo ele, o comentário de sua rival americana é “ligeiramente provocativo e desatualizado”.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias