Airbus ganha novo cliente com encomenda de cargueiros A330P2F convertidos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A330-200P2F Turkmenistan
Imagem: Airbus

A Airbus anuncia hoje, 22 de janeiro, que a Turkmenistan Airlines fez um pedido de duas aeronaves A330-200 Passenger-to-Freighter (P2F), a versão convertida do avião de passageiros, tornando-se um novo cliente da fabricante.

O pedido marca a primeira vez que uma aeronave Airbus é vendida no Turcomenistão. O A330-200P2F permitirá à companhia aérea desenvolver e aumentar ainda mais sua rede de rotas de carga internacional. As entregas da aeronave estão previstas para 2022, tornando a Turkmenistan Airlines a primeira operadora desse tipo na Ásia Central.

O programa A330P2F é uma colaboração entre a ST Engineering Aerospace, a Airbus e sua joint venture Elbe Flugzeugwerke GmbH (EFW). O programa de conversão de passageiros para cargueiros do A330 foi lançado em 2012, resultando na devolução do protótipo A330P2F à Airbus no final de 2017.

A ST Engineering tinha o programa e o líder técnico para a fase de desenvolvimento de engenharia, enquanto a EFW é o titular e proprietário de todos os Certificados de Tipo Suplementar (STCs) para os programas atuais de conversão do Airbus, incluindo o A330P2F, e lidera a fase de industrialização e marketing para esses programas. A Airbus contribui para o programa com os dados do fabricante e suporte de certificação.

O A330-200P2F pode transportar até 61 toneladas de peso para mais de 7.700 km, oferecendo mais volume de carga e menor custo por tonelada do que outros tipos de aeronaves cargueiras disponíveis com alcance semelhante. Além disso, incorpora tecnologias mais recentes do que as presentes em outros cargueiros concorrentes, incluindo controles fly-by-wire, oferecendo às companhias aéreas benefícios operacionais e econômicos adicionais.

Além do A330-200P2F, o programa A330P2F possui ainda a variante A330-300P2F (clique para conhecer mais).

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Nos EUA, brasileira vence dois de três voos e se destaca...

0
A piloto já vinha mostrando seus resultados ao longo do ano, ao ter se tornado a 1ª brasileira na história a vencer nos Estados Unidos.