Airbus estreia novo processo de entrega digital de aviões

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

A Airbus anuncia que iniciou recentemente a operação de um novo processo virtual de entrega de aeronaves, o “e-Delivery”, garantindo a continuação do fluxo de entregas da empresa e integrando os requisitos de saúde e segurança exigidos durante a pandemia da COVID-19.

Avião Airbus A321neo Pegasus
Imagem: Airbus

O primeiro cliente a adotar o processo remoto de ponta a ponta é a companhia aérea turca Pegasus Airlines, que nos últimos dias recebeu três aeronaves da família A320neo pelo e-Delivery. Mais companhias aéreas seguirão o mesmo procedimento nos próximos dias e semanas.

Essa nova abordagem de entrega eletrônica compreende três estágios principais:

  • Tarefas de conclusão de aceitação técnica (TAC) delegadas à Airbus (ou a um terceiro local designado pela companhia aérea);
  • Transferência eletrônica de título (ToT eletrônico); e
  • Voo de translado e subsequente recepção da aeronave na base do cliente.

Para o TAC (que é um pré-requisito para o ToT), a companhia aérea pode delegar a Airbus para executar, em seu nome, todas as ações necessárias. Isso inclui a verificação de solo, o voo de teste de aceitação, a aceitação de manuais e procedimentos, além de pequenos retrabalhos cosméticos, se necessário.

Então, para a conclusão do ToT, as equipes da Airbus e dos clientes se beneficiam de uma nova plataforma colaborativa segura: “e-SalesContracts”.

Isso os une – onde quer que estejam – em um ambiente virtual em tempo real, onde eles podem otimizar e simplificar todas as transações contratuais, desde a elaboração sem papel e a negociação comercial dos documentos de entrega até a assinatura digital remota ToT. Essa plataforma evita, portanto, a necessidade de qualquer equipe do cliente estar fisicamente presente no Airbus Delivery Center para receber a aeronave.

Além de proporcionar um meio de continuidade segura dos negócios durante a atual crise da COVID-19, a Airbus destaca que o processo de entrega eletrônica, especialmente seus novos aspectos digitais colaborativos, pode se tornar o modelo para a Airbus e seus clientes daqui para frente.

Informações pela Airbus

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias