Airbus lança relógio caríssimo inspirado nos aviões ACJ, em 30 unidades

A Airbus Corporate Jets (ACJ), divisão de jatos executivos da fabricante europeia, e a Richard Mille, empresa suíça de relógios de luxo, lançaram um novo relógio de viagem, inspirado e adaptado a viagens em um jato corporativo da Airbus.

Relógio Airbus ACJ Richard Mille RM62-01
Relógio RM62-01 ACJ

Chamado de “RM 62-01 Tourbillon Vibrating Alarm ACJ”, os recursos inovadores do novo relógio incluem um alarme discreto que alerta o usuário através de vibrações que somente eles podem sentir. A vibração é criada pela rotação excêntrica de um pequeno peso, que atinge o preciso valor de 5.400 rotações por minuto.

E a palavra “precisão” não é preciosismo, pois o mecanismo de alarme é o resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento.

Relógio Airbus ACJ Richard Mille RM62-01 Pesinho
Peso que gira dentro do relógio para gerar a vibração

O relógio é uma criação unindo o melhor do ACJ e Richard Mille, e uma evolução do relógio anterior “RM 50-02 Tourbillon split seconds chronograph ACJ” de uma parceria iniciada em 2016.

O anúncio foi feito ao lado de um modelo em escala 1/20 do ACJ320neo, com uma cabine Melody com uma decoração exclusiva de Richard Mille, destacando o vínculo entre as empresas.

“Nossa parceria se baseia em uma paixão compartilhada por novas tecnologias e inovações que superam os limites. Sempre buscamos oferecer experiências únicas aos nossos clientes, que às vezes são as mesmas”, diz o presidente da ACJ, Benoit Defforge.

“Os jatos corporativos da Airbus são instrumentos de beleza, precisão e utilidade, assim como nossos relógios, e nós dois nos esforçamos para criar produtos que vão além da entrega de praticidade para proporcionar elegância, exclusividade e valor eterno”, acrescenta Richard Mille, fundador e CEO da empresa que leva seu nome.

Como na colaboração anterior, os esboços do novo design foram criados inicialmente pelo chefe de design criativo da ACJ, Sylvain Mariat, com o relógio sendo tornado realidade por uma equipe da Richard Mille, incluindo Salvador Arbona, diretor técnico de movimentos.

Esboço Relógio Airbus ACJ Richard Mille RM62-01
Esboço do relógio RM62-01 ACJ

A face do novo relógio compreende titânio / Carbon TPT®, que foi usinado para representar o formato de uma janela de aeronave, revelando diferentes camadas que fazem referência aos veios da madeira exótica normalmente encontrada em cabines de aviões corporativas.

O enrolador de coroa (botão principal de ajuste) possui pás como o fan de um motor e os outros botões são inspirados nos pylons (estruturas de fixação dos motores), enquanto os lados do relógio lembram uma intrincada e esculpida estrutura metálica da aeronave, assim como existem parafusos de ajuste de torque em miniatura.

Relógio Airbus ACJ Richard Mille RM62-01 Detalhe

A esqueletização – uma marca registrada dos relógios Richard Mille – revela a sofisticação do movimento interno – visível pela frente e pelas costas transparentes.

Relógio Airbus ACJ Richard Mille RM62-01 Traseira

Ao reunir os mundos da aviação e da horologia, o relógio incorpora a engenharia superlativa e os valores compartilhados de ambos, e está disponível através de Richard Mille em uma edição limitada de apenas 30 peças.

E o preço vai muito além do que você provavelmente imaginou, mesmo vendo todos os detalhes acima: segundo o fabricante, $1.200.000 francos suíços, que correspondem a praticamente o mesmo valor em dólares.

Veja abaixo outros relógios especiais lançados com inspiração na aviação.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.