Airbus obtém certificação da EASA para a variante de 251 toneladas do A330-900

Foto Airbus

A Airbus obteve a certificação da European Union Aviation Safety Agency (EASA) para seu último aprimoramento do produto A330neo, permitindo um alcance mais longo a partir de uma variante com Peso Máximo de Decolagem (MTOW) de 251 toneladas para o A330-900. Com mais alcance e economia, a nova variante agora oferece um aumento significativo de 650 milhas náuticas no alcance – ou seis toneladas a mais de carga útil – em comparação com a versão atual do A330-900.

Este aumento no alcance responde às necessidades do mercado, permitindo que as companhias aéreas se beneficiem da economia do A330neo para missões ainda mais longas, voando com eficiência em rotas de até 17 horas. Isso também significa que agora a família A330neo oferece às companhias aéreas uma mais ampla gama de opções de MTOW certificadas, variando de 200 a 251 toneladas. 

A Corsair será a primeira companhia aérea a operar este A330neo de maior capacidade. Com esta nova oferta do A330-900, as operadoras terão o alcance e a capacidade necessários para capitalizar em rotas mais longas e, ao mesmo tempo, racionalizar suas frotas.

François Kubica, Engenheiro Chefe do A330, afirma: “A Airbus está sempre apoiando seus clientes na busca de soluções por meio de nossos produtos. Com a nova variante de peso de 251 toneladas, o A330neo está mais flexível do que nunca para atender às necessidades atuais e futuras dos clientes”.

Para atingir a capacidade de 251t, a Airbus manteve 99% de uniformidade de peças sobressalentes, com o aumento do MTOW obtido por meio de uma combinação de reforços estruturais neutros em relação ao peso e adaptações do trem de pouso. As modificações no nariz e no trem de pouso principal.

Informações da Airbus

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias