Início Empresas Aéreas Airbus já oferece o A350 modificado, que deverá ser capaz de voar...

Airbus já oferece o A350 modificado, que deverá ser capaz de voar por 21 horas sem parar

O projeto da Qantas para fazer voos de até 21 horas pode estar mais próximo, com o Airbus A350 de alcance estendido já sendo concluído. A fabricante passou agora a oferecê-lo ao mercado.

Divulgação – Qantas

Segundo revelou a revista Flight, a Airbus já está oferecendo uma nova variante do A350-1000, que é o seu maior jato em produção atualmente. Esse novo modelo terá um peso máximo de decolagem (MTOW) de 319 toneladas, três toneladas a mais do que as versões oferecidas anteriormente para as companhias aéreas.

Apesar de a Airbus ainda não dar detalhes desta variante e não citar um alcance maior, a fabricante já afirmou anteriormente que o A350-1000 escolhido pela Qantas para o Projeto Sunrise terá um MTOW de 319 toneladas, podendo ser esta a primeira variante para testes ou que servirá de base para o projeto.

Este ousado projeto da Qantas prevê voos sem escalas de Sydney, Brisbane e Melbourne para Londres e Nova Iorque, que podem chegar a até 21 horas de duração. Inicialmente, em uma comunicação promocional, a companhia também citou o Rio de Janeiro como um dos destinos futuros, mas faz um tempo que a mesma não fala sobre o Brasil.

Atualmente, já é até possível fazer rotas ultralongas como essas, mas desde que levando um número ínfimo de passageiros, bem longe de tornar o voo rentável.

Há cerca de um ano e meio, a Qantas realizou vários testes e até bateu o recorde de voos mais longo do mundo, mas uma data para o primeiro voo comercial não foi definida ainda, sobretudo porque a pandemia trouxe muitas incertezas para o cenário da aviação mundial.

O A350-1000 com motores Rolls-Royce foi escolhido em dezembro de 2019, vencendo um Boeing 777-8X que também seria modificado para atender a demanda da Qantas.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile