Airbus planeja lançar o “A321XLR” para competir com novo projeto da Boeing

A321neo. Imagem: Divulgação / Airbus

A Airbus está considerando adicionar ainda mais alcance à versão de longo alcance de seu jato de passageiros A321, em um esforço adicional para antecipar a concorrência ao potencial novo jato do mercado intermediário sendo estudado pela rival americana Boeing, disseram fontes à Reuters.




Uma nova versão chamada A321XLR é o mais recente estudo sobre as pranchetas da fabricante europeia em uma batalha de inteligência, já que ambos os fabricantes de jatos lutam pela supremacia no segmento de 200 a 270 assentos, avaliados por analistas como um potencial de centenas de bilhões de dólares nos próximos 20 anos.

O novo A321XLR proposto transportaria combustível extra e expandiria o alcance da aeronave A321LR, que recentemente conquistou um recorde de longa distância para jatos de corredor único em testes, disseram as fontes, pedindo para não serem identificadas, já que a ideia permanece confidencial.

A321LR. Imagem: Divulgação / Airbus

Espera-se que seja voltado para as transportadoras norte-americanas, cujas decisões de pedidos podem ser decisivas, já que a Boeing avalia se deve dar continuidade aos planos de uma nova aeronave de “meio do mercado”, o popularmente chamado Boeing 797. “Não comentamos nossa política de produtos”, disse um porta-voz da Airbus.

Observando que a Airbus tinha 80% das vendas na categoria A321, o porta-voz acrescentou: “Não estamos sob pressão”. A Airbus tem superado em muito a Boeing no segmento mais baixo da faixa de 200 a 270 lugares com o A321, enquanto a Boeing tem dominado o segmento superior com fortes vendas do 787 Dreamliner às custas do Airbus A330neo.

A Airbus tem andado com várias propostas para ampliar a vantagem do A321 e tentar limitar o impacto do novo avião da Boeing ou até mesmo levar sua rival a abandonar a ideia.

 
Informações pela Reuters.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias